Em menos de 4 meses, 13 ataques a caixas assustam moradores da região

Em menos de 4 meses, 13 ataques a caixas assustam moradores da região

Webmaster 22/04/2014 - 13:42
Último caso foi registrado em Santa Cruz da Conceição (SP), na sexta-feira.
Para especialista, proximidade com rodovia facilita ação de criminosos.



Do início do ano até esta segunda-feira (21), 13 ataques a caixas eletrônicos foram registrados em nove cidades da região de São Carlos e Araraquara (SP). O caso mais recente foi registrado na sexta-feira (18), em Santa Cruz da Conceição, cidade com pouco mais de 4 mil habitantes. A assessoria de imprensa da Polícia Militar foi procurada, mas não comentou os casos envolvendo assaltos a caixas eletrônicos.

O caso foi o primeiro registrado na história da cidade e mudou a rotina dos moradores. “Acordei com a explosão, depois escutei quatro tiros”, disse a aposentada Ana Maria Leme. “A gente costumava dizer que a cidade era pacata, mas agora não tem nada de pacata”, comentou a ajudante de cozinha Elizabete Menon.

Segundo a Polícia Militar, uma quadrilha com 10 homens armados invadiu o banco e explodiu dois equipamentos. Em seguida, os suspeitos foram até um posto de atendimento de outro banco. A quadrilha ainda destruiu a porta de uma cooperativa de crédito, mas não conseguiu levar dinheiro. Quando a polícia chegou houve troca de tiros, mas ninguém se feriu.

Razões
Para especialistas, a localização das cidades facilita esse tipo de crime. “Facilita muito por causa das rodovias, as intersecções que existem, em municípios pequenos que sofrem essas ações têm até cinco opções de rota de fuga”, comentou o especialista em segurança, João Almeida. “O mesmo caixa eletrônico que está na Avenida Paulista está em cidades menores, com contingente policial menor, porque são cidades com um índice de criminalidade muito pequeno”, disse.

Outros casos
No começo de abril, uma quadrilha armada invadiu o campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, e explodiu um caixa eletrônico, mas os suspeitos não conseguiram levar o dinheiro. O caixa fica dentro do Departamento de Ciências e Letras e segundo a PM, para entrar no campus, oito homens renderam quatro seguranças em duas portarias.

Em março, mais uma explosão, no Centro de Dourado(SP). Os criminosos não conseguiram abrir o cofre do equipamento e fugiram sem levar nada. Esse foi o quinto ataque a caixas em menos de dois anos na cidade. Os suspeitos chegaram em dois carros e colocaram a dinamite no único caixa eletrônico da agência. A máquina ficou destruída e, do lado de fora, a estrutura do banco ficou abalada. Um vigia de um mercado que fica ao lado do banco foi rendido e preso até o final da ação, que não deixou feridos.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário