Administração Municipal têm novas definições para trabalhos com Moradores de Ruas

Administração Municipal têm novas definições para trabalhos com Moradores de Ruas

Webmaster 23/04/2014 - 16:44
Coordenado em conjunto pelas Secretarias Municipais de Assistência e Promoção Social e Saúde, o trabalho tem de início a participação de assistentes sociais, psicólogos e profissionais de outros setores do município.

Na pauta da reunião dos integrantes do Projeto ocorrida na semana passada, estavam presentes representantes da Procuradoria Geral do Município, do Poder Judiciário, Sociedade Civil- (Casa de Oração Sta Aliança), Pastores e coordenadores de Igreja Evangélica, que oferecem refeições à população nestas situações, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Saúde (diretoras, NASF e o CAPS), da Segurança Pública e do Conselho Tutelar.

A reunião teve como proposta efetivar os membros da comissão oficializados por meio de Decreto Municipal.

O encontro ocorrido na Casa dos Conselhos serviu ainda para esclarecer aos membros da Comissão, tudo o que já foi feito pela Administração Municipal e seus parceiros, como por exemplo, trabalho de cadastramento e acolhimento às pessoas que se encontram nestas condições.

Ações e propostas
 - Iniciou-se um novo cadastramento/2014 das pessoas em situação de rua, em seguida, realizado o levantamento dos dados, logo depois, ofertado pernoite no albergue, banho, café da manha, jantar e doações de roupas, para os que desejarem.

 - Com as demandas apresentadas também foram realizados encaminhamentos e atendimentos na rede de saúde de alguns moradores de demandaram necessidades de atendimentos médicos, psicológicos e sociais.

 - Apresentou-se a necessidade de um espaço ou uma unidade de referencia estratégica para o trabalho social com pessoas na situação em questão é elencado como de fundamental importância para iniciar um trabalho social, o qual objetiva atuar numa perspectiva de acolhida, acompanhamento especializado e em articulação com rede socioassistencial e intersetorial do município;

 - A relevância desse serviço de atendimentos elenca como metas a serem alcançadas e esperadas a: redução das violações dos direitos socioassistênciais, bem como os agravamentos e reincidências; proteção social a famílias e indivíduos; construção de novos projetos de vida e reinserção na sociedade de maneira digna e respeitosa.

 - Profissionais técnicos membros da comissão (assistentes sociais, terapeuta ocupacional, psicólogo e enfermeiro) se reuniram em seguida, para definir próximas estratégias de ações com esta demanda e possível parceria com a Universidade Federal de São Carlos.

A Comissão se reunirá novamente no próximo dia 28 de abril para reavaliar as ações.


Logo do Facebook Deixe seu comentário