Lousas Digitais: Alunos e professores da EMEF Profª Maria Sylvia Traldi De Marco na era in

Lousas Digitais: Alunos e professores da EMEF Profª Maria Sylvia Traldi De Marco na era informatizada da educação

Webmaster 30/04/2014 - 14:30
Iniciativa de colocar os alunos na era digital, com as lousas digitais partiu do ex-secretário de educação, Professor Hélcio Machado, durante o Governo Interino de 2013

Neste mês de abril, os alunos e professores da EMEF Profª Maria Sylvia Traldi De Marco, situada no bairro Morumbi, adicionaram um reforço às aulas: o uso da lousa digital. O novo equipamento, que já estava instalado em todas as salas de aula, passou a ser utilizado pelos professores, possibilitando maior interatividade e dinâmica no aprendizado dos alunos.

A educação, para cumprir o seu papel na formação global do indivíduo, busca assimilar as novas tecnologias e adentrar, cada vez mais na era informatizada em que estamos vivendo. Assim, dialogar com essa “realidade tecnológica” permite construir pontes entre professores e alunos já que estes estão em constante contato com as diversas tecnologias disponíveis no mercado. A partir dessa interação, a construção do conhecimento ganha relevância, uma vez que parte da realidade dos alunos e tem nesta a sua principal fonte de informação: um aprendizado concatenado com a vida.

Para que esse uso se efetivasse, após modelização feita por um funcionário da escola que se prontificou a pesquisar e construir um tutorial acerca do uso do equipamento e incentivo da diretora e da assessora/coordenadora pedagógica os diversos professores da unidade escolar dedicaram-se em aprender mais sobre o uso da lousa digital e tem a incorporado nas rotinas de preparação de aula, para junto dos alunos, utilizarem-na com o objetivo de oferecer um processo de ensino-aprendizagem de qualidade e eficaz, colaborando, assim, com a formação integral destes alunos.

Ao incorporar a lousa digital tem proporcionado um avanço no processo educacional na escola, pois se trata da assimilação de uma nova cultura educacional, mais abrangente e democrática, que busca novos suportes, materiais e métodos para construir o conhecimento aliado às diversas experiências e baseada em múltiplas situações de aprendizagem.

A Secretaria de Educação e Cultura pretende com essa e outras medidas melhorar cada vez mais a qualidade da educação oferecida na rede de ensino.
Logo do Facebook Deixe seu comentário