Felipão "dribla" futuro e aposta em poder de improvisação de Neymar. Veja aqui os 23 convo

Felipão "dribla" futuro e aposta em poder de improvisação de Neymar. Veja aqui os 23 convocados para a Copa 2014

Webmaster 07/05/2014 - 14:27

Técnico fala sobre a função do craque do Barcelona na seleção brasileira e descarta antecipar decisão sobre o que fará depois da Copa do Mundo


Começou a Copa do Mundo para a seleção brasileira. Com o anúncio dos 23 jogadores convocados para o Mundial, Luiz Felipe Scolari mergulha de vez no projeto em busca do hexacampeonato. E, obviamente, Neymar é a principal aposta do treinador na competição. Em especial pelo seu poder de improvisação.

- A responsabilidade maior do Neymar não é só pela criação, é pelo contra-ataque, pela improvisação, pelo que é capaz de fazer num espaço que outros não fazem. É o complemento de um grupo que trabalha pra ele, e ele em algumas oportunidades vai ter que trabalhar para esse grupo também – avaliou o comandante.

Descontraído e bem-humorado, Felipão falou sobre inúmeros assuntos durante sua primeira coletiva após o anúncio dos 23 jogadores. Inclusive foi questionado sobre seu futuro após a Copa do Mundo de 2014. Mas, à la Neymar, o treinador improvisou e “driblou” a pergunta com brincadeiras.

- Eu não tenho dito, nem comentado nada a respeito com ninguém. Tenho falado, sim, com o Marco Polo Del Nero e o Marin, mas nada oficial. O oficial é que tenho a incumbência de ganhar com a Seleção. Mas depois eu acerto as contas com o presidente – brincou o treinador, pegando no braço do presidente da CBF.

CONFIRA OS PRINCIPAIS TÓPICOS DA ENTREVISTA DE FELIPÃO
DÚVIDAS NA CONVOCAÇÃO

Nós tivemos olhares finais e analisamos uma série de detalhes na indicação do último nome na quarta zaga. Para a escolha de um dos zagueiros. Tivemos as nossas discussões. O motivo de levar um ou outro e decidimos pela convocação do Henrique.

CONVOCAR MAIS DE 23 E CORTAR DEPOIS
Não acho que seja importante quando eu tenho a definição de jogadores. No dia 13, a Fifa nos obriga a indicar mais sete nomes e faremos isso (a lista será publicada no site oficial da CBF). Começamos o trabalho no dia 26. Se tiver uma situação diferente, nós ainda temos três ou quatro dias para chamar A ou B. Convocar mais três ou quatro nomes e cortar em seguida não é uma situação muito boa.

FAVORITO?
A grande seleção a ser derrotada é a Croácia. Não adianta pensar na final se não dermos o passo inicial. Temos que vencer esse jogo. Depois é passo a passo para chegar à final. A nós não interessa quem seja o adversário. Espero que todos saibam que para chegar mais à frente, nós temos que dar o primeiro passo. O time mais importante no momento, até jogarmos contra, é a Croácia. É o rival mais difícil.

CONFIANÇA
Antes das Confederações, nós jogamos contra grandes equipes, mas não tivemos resultados. Durante a competição, nós fizemos o público acreditar em nossa seleção e fizemos o time ser campeão. Agora, os adversários estão mais fortes. Vamos trabalhar a parte psicológica para que todos entendam o que é jogar uma Copa do Mundo. O público jogou conosco e foi importante. Se tivermos de novo essa empatia, jogando com dedicação, mostraremos que queremos chegar à final.

SIGNIFICADO DE SER TÉCNICO DA SELEÇÃO
Qualquer treinador de qualquer país do mundo galga posições para chegar à seleção de seu país. Não esperava e cheguei até aqui. Chegar pela segunda vez e jogando no seu país é algo que poucos técnicos terão a chance de fazer ou serão agraciados com essa indicação. Poderia dizer que é a maior honra, a maior alegria, satisfação, da minha vida. É aquilo de mais bonito que pode acontecer na minha vida na área do futebol.

PRESSÃO, OBRIGAÇÃO E O PRAZER DE JOGAR A COPA
Não é tão fácil assim. Para nós, como todos jovens, eles jogam com prazer. Eles não são apenas profissionais, eles gostam do que fazem. O que precisamos fazer é que eles desenvolvam esse gosto e mostrem um futebol mais equilibrado. É mais fácil desenvolver com jogadores jovens do que com aqueles que estão no fim da carreira. Eles têm ambição.

CONFIANÇA PERDIDA DURANTE A TEMPORADA EUROPEIA
Não me preocupa. O que me preocupa é o que será mostrado através de exames da parte física. É o que vamos focar no início do trabalho. Não vou discutir o que diz A ou B, mas vou dizer: “O Oscar é um dos melhores jogadores do mundo, longe de observação minha”. Ele pode ter dificuldades físicas por um momento e vai ser encaminhado para trabalhar corretamente para chegar em condições boas no início da Copa. Vamos trabalhar o grupo por áreas para termos todos iguais.

VISITAS À IGREJA
Nem tenho ido muito. Fui no domingo. Não ia a uns quatro meses. Acho que a santinha estava olhando para mim meio atravessado. Qualquer um de nós pode precisar de alguma coisa a mais do que confiança no trabalho. Pode precisar de um pouco de fé. Quando eu puder, eu vou frequentar mais a igreja e pedir a bênção para estar bem equilibrado em minhas decisões. Mas você ir até lá com um fotógrafo vendo se você vai tomar bênção é dose.

LISTA DE ESPERA DA SELEÇÃO
No dia 13, eu vou apresentar mais sete. Independentemente disso, se eu tiver que chamar alguém no dia 2, não precisa ser desta lista. Posso chamar dentro de um universo de mais de dez mil jogadores brasileiros que atuam pelo mundo. Vou priorizar todos os setores. Vou chamar um goleiro, um zagueiro, dois meias, dois atacantes...

MARCELO NA FINAL DA CHAMPIONS
Nós vamos conversar com o Marcelo para ver o que ele vai precisar. Se ele pode jogar no dia 24 e viajar no dia 25 para o Brasil. Mas privar um jogador de voltar ao país de seu clube para participar da festa se o time for campeão eu não acho justo. Vou conversar com o Marcelo para saber como vamos compor isso.

CORTE EM COPA DO MUNDO
Foi uma experiência horrível (cortar o volante Emerson na Copa de 2002). Os minutos após o lance foram de um atordoamento total. Pensava: “o que vamos fazer”, ”o que temos de solicitar”... Fizemos uma análise de quem seria chamado. Naquela oportunidade saiu o Emerson e chamamos o Ricardinho. Não quero viver isso novamente. São os piores 15 minutos que você tem na participação dentro de uma seleção. O Emerson era o meu capitão. Foi bem ruim tudo o que aconteceu.

PREPARAÇÃO
Nos primeiros dias, nós vamos dar ênfase aos testes no departamento médico e físico. A partir daí, nós vamos desenvolver o trabalho em conjunto para colocar os jogadores na melhor condição física e técnica. Vamos trabalhar em cima disso. Se entendermos que alguns jogadores não devem jogar os amistosos, nós não vamos colocar.

TIME TITULAR = COPA DAS CONFEDERAÇÕES
Depende de uma série de coisas. Mas é uma base. Uma das coisas que achamos importante nas Confederações foi a montagem de uma base. Todos no Brasil sabem que nove ou dez jogadores são os titulares. Acredito que 90% dessa base será mantida para a estreia, dependendo de como vamos receber os jogadores.

CONVOCAÇÃO, UM GRANDE EVENTO
O que torna essa convocação um grande evento? Acho que é a grandeza da Seleção, do país. Todos podem falar, mas é o Brasil, cinco vezes campeão do mundo. Será uma Copa no Brasil. É a grandeza do futebol do nosso país e por ser uma Copa no Brasil.

BLINDAGEM A NEYMAR
Não sou eu que faço essa blindagem. Vocês também ajudam no momento em que vocês entendem que um jogador que participa de todas as entrevistas, de situações que ele precisa ser preservado e assumir as coisas. A assessoria da CBF dá ideias e nós resolvemos: “isso não e pronto”. Você o preserva como se fosse o pai dele ou como alguém que pode definir a situação dele. Ele é jovem, mas toma decisões. É o que temos feito desde que chegamos à seleção brasileira.

PAPO COM TÉCNICO E JOGADORES CONVOCADOS
Nós temos boa amizade com alguns técnicos. Conversei com um deles e ele perguntou quando eu queria a liberação de um dos convocados. E ele disse que liberaria seis dias antes. Falei com o Thiago Silva esses dias e ele perguntou sobre jogar ou não com máscara. Eu disse: “Thiago, está incomodando?” Ele disse que não. Então eu respondi: “então usa a máscara por mais essa partida e depois passa a treinar sem ela”. Conversei com o Oscar sobre a lesão e disse para ele se cuidar. São detalhes que nos ajudam a formar um grupo. O ambiente do grupo é esse. Quando fui para a Europa, comuniquei pessoalmente a convocação para alguns deles. Disse a eles que não tinha dúvidas e acreditava no trabalho deles. Acredito e vou até o inferno com eles. O ambiente está sendo formado e isso é espetacular.

PATROCINADORES, POLÍTICOS E FAMILIARES NA GRANJA
Espero que tenham o bom senso de saber que não é o momento para receber A, B ou C. Podemos convidar A, B ou C. O momento é de trabalho, de focar na Seleção e que a gente tenha esse respeito. Aviso a todos que não podemos, por normas da Fifa, abrir portões em treinos. Não quero que alguns desavisados ou com má intenção digam que o portão foi fechado por essa ou aquela razão. A Fifa não permite. Quando puder, nós vamos abrir os portões. Por trás disso tudo, nós temos um aparato policial que nos obriga a algumas coisas. Queremos que as pessoas entendam esses detalhes. Não vamos proibir muita coisa, mas vamos organizar tudo de alguma maneira. Todo dia, pai, mãe, filho e cachorro, isso não. Quem gostar, ótimo. Quem não gostar, não tem problema. Sai da seleção.

REDES SOCIAIS
Da minha parte, nós vamos dar aos jogadores liberdade para que eles se manifestem através das redes sociais desde que nada interfira em nosso trabalho. Eles sabem disso. Foi assim na Copa das Confederações. Não vamos proibir, vamos orientar.

CONTUSÃO DO ATACANTE
JÔ Claro que preocupou. Mas conversamos com ele, que disse estar bem. Se não tivesse, ele iria dizer. Tem a minha confiança. O médico do Atlético-MG deu uma declaração e disse ao Runco (José Luís, médico da Seleção) que ele estará pronto para os treinos em sete ou dez dias.

http://globoesporte.globo.com/

Logo do Facebook Deixe seu comentário