Descalvado, 19 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

I Encontro Regional de Doulas de São Carlos acontece em junho

08/05/2014

Atividade é gratuita e voltada a doulas e outros profissionais ligados ao parto natural. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas



Com o objetivo de aproximar doulas de São Carlos e região, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de São Carlos e a iniciativa Mulher Barriguda organizam, no dia 4 de junho, o I Encontro Regional de Doulas de São Carlos. "Nossa intenção é planejar ações regionais para fortalecer a rede de atendimento à mulher nas cidades participantes, almejando uma rede de apoio ao parto humanizado sólida, com atuação rizomática e parceira", explica a coordenadora do evento e doula, Lívia Dotto Martucci.

Além disso, a proposta do grupo é discutir ações conjuntas para a formação continuada das doulas, a criação de grupos de trabalho para formalização de legislações da área e da profissão, ações de formação de equipes de saúde que trabalhem especificamente com gestantes e ações diversas para gestantes (informação, cultura, família, entre outros).

A atividade é voltada especificamente para doulas, mas enfermeiras, obstetrizes, parteiras e profissionais que trabalhem com parto natural também poderão participar. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas. A inscrição é gratuita e pode ser feita on line até dia 16 de maio pelo blog http://encontroregionaldedoulas.blogspot.com.br e demais informações podem ser enviadas para o email mulherbarrigudarte@gmail.com.

O Encontro surgiu a partir da realização do curso Gestando o Parto Natural (GPN), ocorrido entre janeiro a maio de 2014, desenvolvido voluntariamente por profissionais ligados às temáticas do parto humanizado na cidade de São Carlos, sendo gratuito para a comunidade residente próxima à Unidade Básica de Saúde (UBS) Valeria de Cassia Ibelli (atendidas via Sistema Único de Saúde - SUS), no bairro Botafogo. O curso abordou tipos de parto, preparação para o parto, pilates na gestação, preparação do períneo, identificação do trabalho de parto, o papel da doula, plano de parto, direito das gestantes, primeiros cuidados com recém-nascido, amamentação, amamentação e alimentação complementar, yoga, primeiros socorros, sling, criação com apego, entre outros.

"O curso foi um desdobramento do Grupo de Apoio ao Parto Natural (GAPN) de São Carlos e teve como objetivo a descentralização das ações do GAPN para o público atendido via SUS, na expectativa de fortalecermos a rede de atendimento à mulher no município, a fim de diminuirmos o índice de intervenções e cirurgias durante o parto, de promovermos uma atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério, assim como o direito ao planejamento reprodutivo e também ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis em relação às crianças", explica Lívia.

A programação ocorrerá das 9 às 20 horas, no Espaço 7 (Rua 7 de Setembro, 1.441, Centro de São Carlos). Mais detalhes e o cronograma de atividades podem ser conferidos no blog do evento, http://encontroregionaldedoulas.blogspot.com.br.

A iniciativa tem parceria de Centro Cultural Espaço 7 do Projeto Contribuinte da Cultura (UFSCar), Café Sete e Coletivo de Doulas de São Carlos; apoio do Grupo de Apoio ao Parto Natural (GAPN) e patrocínio de 4ª Semana do Bebê de São Carlos, Prefeitura Municipal de São Carlos, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e Obras Sociais Francisco Thiesen, por meio do programa Primeiríssima Infância.

Foto: Iain Blake




Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados