Empresa finaliza Mutirão de limpeza em Descalvado

Empresa finaliza Mutirão de limpeza em Descalvado

Webmaster 16/05/2014 - 08:30
Trabalho teve como meta combate à Dengue



A empresa AC Limpeza e Conservações Ltda, com sede em Santa Rita do Passa Quatro, contratada por licitação para limpeza no sistema de mutirão e arrastão em toda a área urbana do Município, concluiu o trabalho conforme definido no contrato, o qual previa um mês de prazo para concluir o trabalho.

Donizete Correa, dono da empresa disse que os 34 trabalhadores (4 motoristas e 30 mulheres), corresponderam a todos os requisitos exigidos, fazendo com o trabalho pudesse fluir a contento. Segundo ele a população também colaborou muito com êxito do trabalho. “Foram retirados mais de 24 toneladas de entulho e 12 de material reciclado”, disse.

Na última quinta-feira, 15 de maio, todos os trabalhadores contratados receberam seus vencimentos, assim como a documentação de rescisão de contrato como prevê a legislação trabalhista. Na oportunidade o prefeito Henrique do Nascimento agradeceu a todos pelo empenho em prol da população descalvadense, “estando tudo em ordem, agradeço vocês pelo trabalho, assim como, a idoneidade da empresa. Peço que continuem nessa luta contra a Dengue, afinal mesmo depois de muito trabalho ainda não estamos livres do problema”.

O contínuo trabalho de combater a Dengue
Até a data de 14 de maio, Descalvado teve registrado 40 casos de confirmados de Dengue, portanto, a Secretaria de Saúde do Município pede que o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue não pare, assim como a eliminação de possíveis criadouros.

Em todos os casos estão sendo realizados Bloqueios Controle de Criadouros para eliminar possíveis criadouros ou aqueles que se encontra com larvas do mosquito transmissor. Esse bloqueio é realizado em 9 quarteirões, e dependendo da proximidade dos suspeitos, aumenta-se o número de quarteirões, podendo atingir o bairro todo.

Em seguida, tendo um número de casas fechadas de no máximo 15%, é realizada a nebulização, ou seja, aplica-se inseticida para eliminar o mosquito alado. Todo esse trabalho é realizado de acordo com normas técnicas, estabelecidos pela SUCEN.

Vale lembrar, que a nebulização só é realizada depois do caso ser confirmado, sendo que esse procedimento é realizado em qualquer lugar do país. É importante lembrar ainda que todos têm que fazer a sua parte, vistoriando os quintais para eliminar criadouros, deixando os terrenos limpos e principalmente não jogar lixo em terrenos baldios. Nos locais onde já foi realizada a nebulização, os casos suspeitos de Dengue cessaram, sendo eficiente o trabalho realizado.

Além desses trabalhos, a Equipe de Controle de Vetores e as ACS realizam o trabalho casa-a-casa e vistorias em Pontos Estratégicos.

A Dengue
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus (ambos da família dos pernilongos) infectados com o vírus transmissor da doença.

A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença.

Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas da dengue podem ser percebidos.

É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.

O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.

Sintomas da Dengue
Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

Geralmente, os sintomas da dengue iniciam de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos antitérmicos que devem recomendados por um médico.

É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.

O doente começa a sentir a melhorar cerca de quatro dias após o início dos sintomas da dengue, que podem permanecer por 10 dias.

É preciso ficar alerta para os quadros mais graves da doença. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço doloroso, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico.

Em caso de suspeita de dengue, procure a ajuda de médico. Este profissional irá orientá-lo a tomar as providências necessárias do seu caso.

O diagnóstico da dengue é realizado com base na história clínica do doente, inicialmente, é feito um o diagnóstico clínico para descartar outras doenças. Após esta etapa, são realizados alguns exames, como hematócrito e contagem de plaquetas. Estes testes não comprovam o diagnóstico da dengue, já que ambos podem ser alterados por causa de outras infecções, para comprovar a infecção com o vírus da dengue, é necessário fazer a sorologia (colhido após 6 dia dos sintomas), que é um exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus do dengue.

Dengue Hemorrágica
Há três exames que podem ser utilizados identificar a dengue hemorrágica: a prova do laço, a contagem das plaquetas e a contagem dos glóbulos vermelhos. A prova do laço é um exame de consultório, com uma borrachinha o médico prende a circulação do braço e vê se há pontos vermelhos sob a pele, que indicariam a doença. Os outros testes são feitos por meio de uma amostra de sangue em laboratório.

Lembrete: A dengue hemorrágica deve ser diagnóstica rapidamente, pois se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

“Qualquer duvida procurar Unidade básica, mas próxima a sua casa ou entrar em contato na vigilância epidemiológica pelo fone 3593-1590”, informa Maria de Lourdes Cordeiro Santana, enfermeira responsável Vigilância Epidemiológica de Descalvado.


Logo do Facebook Deixe seu comentário