Saúde realiza III Semana de Enfermagem

Saúde realiza III Semana de Enfermagem

Webmaster 16/05/2014 - 08:45
Trabalho integrado entre Secretaria de Saúde e Santa Casa

Em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro, 12 de Maio e para enaltecer o importante e essencial papel dos profissionais da enfermagem para a sociedade, homenagens em reconhecimento ao trabalho em benefício do bem-estar da humanidade, a Secretaria de Saúde e a Santa Casa de Descalvado proporcionaram à realização de atividades voltadas ao aperfeiçoamento profissional.

Com o lema “Cuidar de quem Cuida para que o Cuidado seja Humanizado”, o trabalho começou na noite de segunda-feira, 12 de maio no Anfiteatro Municipal da Prefeitura, com a presença de profissionais da área da saúde, tendo ainda presença do vice-prefeito o médico Paulo Cesar Martins Guerra, da primeira dama Rosangela Clemente do Nascimento, do secretário de saúde Carlos Roberto Bianchi e do provedor da Santa Casa José Ramalho Gabrielli Junior.

Marcando o 1º dia do ciclo de palestras a enfermeira Maria José Bistafa Pereira, com graduação, pós, mestrado e doutorado pela USP, trouxe como tema de sua palestra Acolhimento e Humanização, demonstrando de forma bem detalhada a importância de humanizar os acolhimentos e atendimentos na rede de saúde. Finalizando o ciclo, o escritor e jornalista, Juliano Matos explanou o tema Quem é Você? Em resumo ressaltou a importância de que os profissionais estejam sempre motivados e entendam quem são e qual o caminho desejam seguir para alcançar os objetivos e as metas estabelecidas para a vida. “O trabalho coletivo é de suma importância para alcançar as expectativas, porem a satisfação em participar do processo é individual e intrasferível” disse.

“O trabalho integrado entre Secretaria de Saúde e Santa Casa, deu mostras de que estamos no caminho certo. Nossa meta é otimizar os serviços e sempre oferecer o melhor à nossa população, bem como valorizar e reconhecer o trabalho executado pela equipe, pois o recurso humano é o bem mais valioso que temos na saúde ”, disse Carlos Roberto Bianchi, secretário municipal de saúde de Descalvado.

Enfermeiro, origem da Profissão
Desde os tempos do Velho Testamento, a profissão de enfermeiro já era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiam pessoas doentes, em especial idosos e deficientes, pois nessa época, tais atitudes garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência. Nessa época e durante muitos séculos, a enfermagem estava associada ao trabalho feminino, caracterizado pela prática de cuidar de grupos nômades primitivos.

A evolução do trabalho associado ao reconhecimento da prática, em meados do século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, vista como Enfermagem moderna na Inglaterra.

A partir daí, foram catalogadas definições e padrões para a profissão e a ANA (American Nurses Association) define a Enfermagem como "uma ciência e uma arte, levando em consideração que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas reais de saúde, por meio de ações interdependentes com suporte técnico –científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente".


Logo do Facebook Deixe seu comentário