Secretaria de Agricultura intensifica a castração de cães e gatos

Secretaria de Agricultura intensifica a castração de cães e gatos

Webmaster 23/05/2014 - 10:35
A Secretaria de Agricultura em conjunto com a APAD e Unicastelo já há alguns dias deram inicio as castrações de cães e gatos, não em mutirão como feito antigamente, pois é um processo tumultuado, mas sim num sistema que visa a dedicação a cada animal que está sendo preconizado pelo CFMV para atenção aos bons tratos dos animais. “Nós da Secretaria de Agricultura, APAD e Unicastelo visualizamos a possibilidade de proporcionarmos melhor atendimento ao animal” afirmou Miguel Martins.

A princípio serão priorizadas as fêmeas caninas e felinas, hoje existe uma fila de espera com aproximadamente 481 animais fêmeas e 233 machos caninos e felinos. A ação na UNICASTELO será feita inicialmente de segunda-feira, os animais serão selecionados em um cadastro existente na Secretaria de Agricultura e obedece à ordem de solicitação, os proprietários são contatados pela APAD que instrui sobre os procedimentos preliminares com relação ao jejum e as condições dos animais que passarão por este procedimento cirúrgico.

Ao chegarem ao HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNICASTELO para o procedimento cirúrgico na data e hora agendada o proprietário receberá da Dra. Juliana Olivencia Ramalho Nunes, Professora de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (HIPOA) orientações com relação ao procedimento cirúrgico, ao termo de responsabilidade e as possíveis complicações que poderão ocorrer durante o procedimento.

É importante destacar que as castrações só estão sendo viabilizadas pelo esforço conjunto de vários cidadãos, Sra. Rute Casati, Sr. Geraldo de Campos, Carlos Bianchi, Marianita Salomão Barbosa, Camila Costa (APAD), Paulo Marcatto (UNICASTELO), e claro, a própria Secretaria de Agricultura com todos os seus setores.

A ação de castração que teve inicio há duas semanas será estendida até o final do ano de 2014. “A intenção da Secretaria de Agricultura é dar continuidade a este projeto de castração, e na elaboração do orçamento de 2015 estaremos incluindo o convênio para que ação seja ampliada”, afirmou Miguel Martins.


Logo do Facebook Deixe seu comentário