Pastor Adilson reivindica vale-farmácia aos portadores de câncer

Pastor Adilson reivindica vale-farmácia aos portadores de câncer

Webmaster 30/05/2014 - 15:47
O vereador Pastor Adilson Gonçalves (PSC) reivindicou à Prefeitura de Descalvado estudos que possibilitem oferecer aos portadores de câncer do município um “vale-farmácia”, como auxílio social aos medicamentos de alto custo utilizados por eles durante o tratamento.

É sabido que a Secretária da Saúde do município oferece alguns medicamentos utilizados por esses pacientes nos postos de saúde. Mas a observação do pastor, que vem a calhar com a sua indicação se refere ao fato dos postos não funcionarem com plantão (noturno, finais de semana e feriados), o que torna a retirada dos remédios limitada. Além disso, nem todos os medicamentos são oferecidos pela rede municipal.

“Os postinhos fornecem alguns medicamentos a esses pacientes, mas não atendem fora do expediente, por exemplo, de madrugada, dificultando a retirada do remédio que pode acabar a qualquer hora. E nesse sentido, contar com uma bonificação para ter como comprar o medicamento seria uma forma de ajudá-los ”, argumentou o vereador.

Pacientes de câncer, na sua maioria, depende de medicamentos que amenizam suas dores durante o tratamento e também depois, pois a quimioterapia, o tratamento mais utilizado, causa diversos efeitos colaterais, como: náusea, dores e vômitos levando pacientes a gastar valores elevados nas farmácias, com medicamentos essenciais para amenizar esses efeitos. Além disse utensílios às vezes utilizados por esses pacientes como as bolsas de colostomia e fraldas geriátricas poderiam ser comprados quando da falta na rede, sem maiores problemas.

A indicação foi encaminhada ao prefeito e deverá ser discutida com as Secretarias de Saúde e de Assistência Social. O vereador espera que o Município faça um levantamento de quantos são os portadores de câncer no município que utilizam medicamentos de alto custo, para depois poder discutir a criação desse amparo social (vale) e também estipular um valor que seja compatível tanto aos cofres públicos quanto a necessidade dos portadores de câncer.


Logo do Facebook Deixe seu comentário