Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Câmara Municipal

Pastor Adilson reivindica vale-farmácia aos portadores de câncer

30/05/2014

O vereador Pastor Adilson Gonçalves (PSC) reivindicou à Prefeitura de Descalvado estudos que possibilitem oferecer aos portadores de câncer do município um “vale-farmácia”, como auxílio social aos medicamentos de alto custo utilizados por eles durante o tratamento.

É sabido que a Secretária da Saúde do município oferece alguns medicamentos utilizados por esses pacientes nos postos de saúde. Mas a observação do pastor, que vem a calhar com a sua indicação se refere ao fato dos postos não funcionarem com plantão (noturno, finais de semana e feriados), o que torna a retirada dos remédios limitada. Além disso, nem todos os medicamentos são oferecidos pela rede municipal.

“Os postinhos fornecem alguns medicamentos a esses pacientes, mas não atendem fora do expediente, por exemplo, de madrugada, dificultando a retirada do remédio que pode acabar a qualquer hora. E nesse sentido, contar com uma bonificação para ter como comprar o medicamento seria uma forma de ajudá-los ”, argumentou o vereador.

Pacientes de câncer, na sua maioria, depende de medicamentos que amenizam suas dores durante o tratamento e também depois, pois a quimioterapia, o tratamento mais utilizado, causa diversos efeitos colaterais, como: náusea, dores e vômitos levando pacientes a gastar valores elevados nas farmácias, com medicamentos essenciais para amenizar esses efeitos. Além disse utensílios às vezes utilizados por esses pacientes como as bolsas de colostomia e fraldas geriátricas poderiam ser comprados quando da falta na rede, sem maiores problemas.

A indicação foi encaminhada ao prefeito e deverá ser discutida com as Secretarias de Saúde e de Assistência Social. O vereador espera que o Município faça um levantamento de quantos são os portadores de câncer no município que utilizam medicamentos de alto custo, para depois poder discutir a criação desse amparo social (vale) e também estipular um valor que seja compatível tanto aos cofres públicos quanto a necessidade dos portadores de câncer.




Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados