ABSURDO - Garoto morre de pneumonia após ser atendido 2 vezes no hospital de Ibaté

ABSURDO - Garoto morre de pneumonia após ser atendido 2 vezes no hospital de Ibaté

Webmaster 11/06/2014 - 08:50
Família disse que diagnóstico só foi confirmado na Santa Casa de São Carlos.
Menino foi liberado com febre de 40 graus. Prefeitura diz que vai apurar caso.


Um adolescente de 14 anos morreu, na madrugada desta terça-feira (10), depois de ser atendido e liberado duas vezes no Hospital Municipal de Ibaté (SP) no fim de semana. Robson Ventura da Silva teve a pneumonia diagnosticada apenas na noite de segunda-feira (9), quando foi atendido na Santa Casa de São Carlos, mas seu estado de saúde já estava agravado e ele não resistiu. A Prefeitura de Ibaté afirmou que vai abrir uma sindicância para apurar a conduta dos médicos que o atenderam.

O garoto tinha paralisia cerebral. A família contou que ele chegou com muita tosse e febre alta ao hospital em Ibaté, no sábado (7). Robson foi atendido por um médico e liberado sem sequer passar por um exame de raio-x, segundo a mãe, Aurilúcia da Silva Moura.

“O médico disse que ele não tinha nada. Eu questionei: ‘como não tem nada se o pulmão dele está pesado e tem aquele barulho?’. Ele disse que era só garganta inflamada e que a secreção é que tampava o nariz dele, então, recomendou uma inalação”, relatou a mulher. “Ele foi liberado pelo médico mesmo com febre alta de 40 graus e convulsionando”, disse.

Como a febre não baixou, Aurilúcia decidiu voltar ao hospital de Ibaté na noite de sábado. “Cheguei e eles deram mais remédio, antibiótico e esperaram baixar a febre. Eu pedi para o médico tirar um raio-x só para tirar a dúvida, mas o médico disse ‘não, não precisa, ele não está com pneumonia’. Aí a enfermeira justificou dizendo que o aparelho de raio-x estava quebrado”, afirmou.

Segundo Aurilúcia, no domingo (8), o filho amanheceu pior e nem mesmo a medicação resolvia. A febre oscilou o dia todo, mas não estabilizou. Na segunda-feira (9), a família decidiu levá-lo à Santa Casa de São Carlos, onde Robson foi diagnosticado com pneumonia e encaminhado imediatamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os pais foram a Ibaté buscar roupas para ficar com o menino no hospital, mas antes mesmo de retornarem, receberam a ligação que informava a morte do filho. No atestado de óbito o motivo: insuficiência respiratória por pneumonia.

Dor e revolta
A família está indignada e disse que vai procurar a polícia para registrar um boletim de ocorrência. “É uma parte de mim que foi embora e se a gente deixar isso para trás, vai acontecer com muito mais gente. Então, eu quero justiça e vou correr atrás disso até o fim”, desabafou o pai de Robson, Rafael Ventura da Silva.

A mãe não se conforma. “Eu me vejo arrasada. Eles não estavam cuidando de um animal, é uma criança. Eu me sinto com vergonha até da cidade”, falou Aurilúcia. “Agora a minha vida sem meu filho acabou”, finalizou emocionada.

Sindicância
A Prefeitura de Ibaté confirmou que o aparelho de raio-x estava quebrado no final de semana, mas disse que o atendimento não foi comprometido. “Realmente teve um probleminha no aparelho na sexta à tarde e a gente faz um contato com São Carlos, que faz o exame para a gente. Mas todos os exames de urgência estão sendo realizados normalmente”, disse o assessor de saúde de Ibaté, Luiz Henrique de Oliveira.

Segundo ele, o exame não foi feito, apesar do pedido da família, porque não houve solicitação do médico. “O exame é conduta médica, então se o médico falar que quer o exame, ele tem que ser feito, por isso que a gente está avaliando esse caso e vai montar um processo administrativo e abrir uma sindicância”, afirmou.

Ainda segundo o secretário, o médico não tem histórico de mau-atendimento no hospitta. “Mas se for apurada alguma imperícia, o caso será encaminhado para o CRM [Conselho Regional de Medicina] para que as providências sejam tomadas”, finalizou.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário