Dengue está se adaptando ao clima adverso, diz pesquisador da Unesp

Dengue está se adaptando ao clima adverso, diz pesquisador da Unesp

Webmaster 11/07/2014 - 10:35
Número de casos da doença em Rio Claro estão subindo e já chegam a 492.
Proliferação não está ocorrendo apenas em água limpa, aponta o professor.




O professor de Parasitologia da Unesp de Rio Claro (SP) Cláudio José Von Zubem aponta que o Aedes aegypti está se adaptando às condições climáticas adversas, como a estiagem e o frio. Segundo ele, a proliferação não está ocorrendo apenas em água limpa e os mosquitos adultos continuam no ambiente.

Com 492 casos da doença, Rio Claro enfrenta um surto. O crescimento dos casos nessa época de seca se tornou um desafio para a Vigilância Sanitária. O trabalho de combate continua sendo feito de casa em casa e os moradores são orientados sobre a nebulização.

Os bairros da área norte, como a Bela Vista, são os mais atingidos. “É preciso prestar atenção, porque num ano com poucas chuvas o município ainda requer cuidados”, disse a coordenadora de combate à dengue, Kátia Nolasco.

Adaptação
Para o pesquisador, neste ano o mosquito da dengue se adaptou ao tempo. As altas temperaturas e o longo período de estiagem no começo do ano influenciaram e os casos da doença começaram a aparecer em uma época atípica. “Ao invés de termos o pico de casos no mês de abril tivemos um retardo para maio e junho. Mesmo com condições climáticas desfavoráveis, um período mais seco, nós ainda temos boa parte dessa população adulta viando no ambiente”, afirmou.

O pesquisador explicou ainda que o mosquito vem se tornando mais resistente. “Hoje a gente observa que em água não tão limpa, podemos ter a criação das formas imaturas dessas espécies e, em períodos com clima não tão favorável, a gente ainda percebe uma densidade alta do mosquito”, concluiu.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário