Descalvado, 23 de Julho de 2018 Busca:   
Geral

Dengue está se adaptando ao clima adverso, diz pesquisador da Unesp

11/07/2014

Número de casos da doença em Rio Claro estão subindo e já chegam a 492.
Proliferação não está ocorrendo apenas em água limpa, aponta o professor.




O professor de Parasitologia da Unesp de Rio Claro (SP) Cláudio José Von Zubem aponta que o Aedes aegypti está se adaptando às condições climáticas adversas, como a estiagem e o frio. Segundo ele, a proliferação não está ocorrendo apenas em água limpa e os mosquitos adultos continuam no ambiente.

Com 492 casos da doença, Rio Claro enfrenta um surto. O crescimento dos casos nessa época de seca se tornou um desafio para a Vigilância Sanitária. O trabalho de combate continua sendo feito de casa em casa e os moradores são orientados sobre a nebulização.

Os bairros da área norte, como a Bela Vista, são os mais atingidos. “É preciso prestar atenção, porque num ano com poucas chuvas o município ainda requer cuidados”, disse a coordenadora de combate à dengue, Kátia Nolasco.

Adaptação
Para o pesquisador, neste ano o mosquito da dengue se adaptou ao tempo. As altas temperaturas e o longo período de estiagem no começo do ano influenciaram e os casos da doença começaram a aparecer em uma época atípica. “Ao invés de termos o pico de casos no mês de abril tivemos um retardo para maio e junho. Mesmo com condições climáticas desfavoráveis, um período mais seco, nós ainda temos boa parte dessa população adulta viando no ambiente”, afirmou.

O pesquisador explicou ainda que o mosquito vem se tornando mais resistente. “Hoje a gente observa que em água não tão limpa, podemos ter a criação das formas imaturas dessas espécies e, em períodos com clima não tão favorável, a gente ainda percebe uma densidade alta do mosquito”, concluiu.


G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados