Araras já multou 123 moradores em dez dias por desperdício de água

Araras já multou 123 moradores em dez dias por desperdício de água

Webmaster 16/07/2014 - 08:13
Punição foi estabelecida em lei devido a situação alarmante de represa.
Fiscalização é feita em toda a cidade por 240 funcionários do Saema.




A Prefeitura de Araras (SP) já multou 123 moradores por desperdício de água em 10 dias de lei municipal, que prevê a cobrança de R$ 120. A fiscalização é feita por 240 funcionários do Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras (Saema). A medida foi tomada em virtude da situação alarmante da represa que abastece a cidade.

Ainda não há prazo para o fim do período de restrição no uso de água. A falta de chuva complica ainda mais o problema dos reservatórios da região. “A situação é bem preocupante, nós estamos em média com 50% da capacidade de toda a represa. Daqui alguns dias também não vamos mais captar água do Rio Mogi Guaçu, porque está muito baixo. A água que temos hoje, eu acredito que supre a população por mais quatro ou cinco meses”, afirmou o o presidente do Saema, Carlos Cerri Júnior.


A fiscalização do desperdício, que também pode ser feita pela Guarda Municipal, é rígida. Em caso de reincidência, o morador paga a multa em dobro e também pode ter uma redução do fornecimento de água a uma quantidade mínima. Mas, caso a medida não seja suficiente, a possibilidade de um futuro racionamento não é descartada. “O decreto foi baixado pelo prefeito e, além da multa, também faremos o rodízio de água para toda a cidade se necessário”, concluiu Cerri Júnior.

Autuação
A lei autoriza a fiscalização a verificar qualquer lugar da cidade, sejam condomínios ou estabelecimentos, independente de denúncias ou não. “Qualquer morador pode ser multado independentemente da situação. Se tiver em punho a mangueira, seja para lavar quintal, carro, calçada ou até mesmo o jardim, ele será autuado”, disse a auxiliar geral do Departamento de Água, Nathália de Paula. Os telefones para denúncias são 0800-0144321 ou (19) 3543-5515.


G1/EPTV

Logo do Facebook Deixe seu comentário