Mundial de Balonismo em Rio Claro a partir desta quinta-feira

Mundial de Balonismo em Rio Claro a partir desta quinta-feira

Webmaster 17/07/2014 - 10:12
Trinta mil visitantes são esperados no município de Rio Claro (SP) durante o 21º Campeonato Mundial de Balonismo que será realizado desta quinta-feira (17) até o próximo dia 27, reunindo 22 países e mais de 60 pilotos.

Esta será a primeira vez que o Campeonato Mundial de Balonismo será realizado na América Latina. A próxima edição do mundial acontecerá no Japão, em 2016, na cidade de Saga, que venceu a disputa com uma cidade dos Estados Unidos.

O Mundial em Rio Claro reunirá equipes do Brasil, Rússia, China, Japão, Lituânia, Republica Tcheca, Alemanha, Argentina, Espanha, Áustria, Canadá, EUA, França, Inglaterra, Italia, Luxemburgo, México, Holanda, Polônia, África do Sul, Suíça e Ucrânia.

“Rio Claro já vive o clima do mundial e as primeiras equipes já chegaram à cidade”, afirma o secretário municipal de Esportes, Reginaldo Breda. Uma equipe com 60 voluntários irá cooperar com o Mundial, sendo 15 na organização da competição e 45 como intérpretes. A oportunidade de participar do Mundial despertou o interesse principalmente de jovens que concluíram ou cursam o ensino superior, muitos deles inclusive já tendo residido no exterior.

Durante o Mundial mais de 10 balões farão voos que não fazem parte da competição. Em terra firme centenas de produtores rurais do município e da região ficarão atentos: suas propriedades estarão sendo utilizadas como áreas de pouso destas imensas e coloridas engenhocas, movidas a ar quente produzido pela queima de gás propano.

Há semanas, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, que relata a existência de aproximadamente 1.400 propriedades rurais no município, vem orientando os produtores sobre como agir para receber bem os competidores que eventualmente pousarem em suas propriedades. “Em grande parte, os pilotos são estrangeiros e tenderão a se comunicar no idioma oficial do evento, que é o inglês”, explica o secretário Carlos Alberto Teixeira De Lucca.

Segundo ele, o fundamental é se mostrar cordial, acolhedor e receptivo, orientando com gestos e sinais os pilotos e suas equipes de resgate sobre como deixar o local do pouso, preferencialmente pela entrada principal da propriedade.

O Mundial de Balonismo começa nesta quinta-feira (17), com a chegada das equipes e os primeiros vôos-treino, que prosseguem na sexta-feira (18). Também nesta quinta-feira será feito o check in dos pilotos no campus da Faculdade Anhanguera, onde está instalada a coordenação geral do evento.
Na sexta-feira (18), às 20h, no Floridiana Tênis Clube, será realizada a abertura oficial com a participação dos competidores, organizadores, apoiadores e autoridades.

No sábado (19), além dos vôos-treino pela manhã e tarde, a partir das 15h, na Faculdade Anhanguera, acontece o briefing geral com a participação de todos os pilotos, equipe técnica da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) e do diretor técnico do Mundial, o holandês Mathijs de Bruijn.

De 20 a 26 serão realizados os voos competitivos com provas técnicas. Os briefings, onde são analisadas as condições climáticas e definidas as provas do dia, acontecerão sempre às 6h e às 15h, também na Faculdade Anhanguera. Os voos competitivos ocorrem pela manhã por volta das 8h e no período da tarde a partir das 16h.

Já no sábado (26), último dia de provas, os voos competitivos ocorrerão somente pela manhã. A cerimônia de premiação será às 20h, no Grêmio Recreativo de Rio Claro. No domingo (27), a partir das 8h, as equipes farão um “voo Fiesta”, que marcará o encerramento oficial do evento.

Paralelamente às competições, haverá apresentações culturais abertas ao público. As atividades incluem desfile e shows, que acontecerão no espaço anexo ao aeroclube, na Avenida Presidente Kennedy. No domingo (20) às 9 horas haverá trio-elétrico com a Banda Bang Bang e desfile da banda Cultura Racional, com 250 componentes.

A programação continua no domingo seguinte (27), quando haverá “Voos Fiesta” a partir das 9 horas e atrações musicais de diferentes gêneros marcando o encerramento do evento.

A partir do dia 22, o público também poderá acompanhar as apresentações artistas no 7º Festival de Música de Inverno de Rio Claro.

Informações sobre o Mundial de Balonismo 2014 podem ser obtidas na página oficial da CBB no Facebook (Confederação Brasileira de Balonismo), pelo Twitter (@CBBMundial) ou pelo site oficial do evento ( http://www.balloonworlds2014.com ).

Fonte: Prefeitura de Rio Claro

Logo do Facebook Deixe seu comentário