Superexposição dos filhos na web compromete segurança da família

Superexposição dos filhos na web compromete segurança da família

Webmaster 17/07/2014 - 10:16
Especialista de São Carlos, SP, recomenda evitar detalhar rotina.
"Informações em fotos podem chamar a atenção de criminosos", diz.




A superexposição de fotos de crianças na internet pode ser arriscado para toda a família. O exagero em detalhar o dia a dia dos filhos em redes sociais representa um perigo por conta de pessoas que agem de má fé, alertou um especialista de segurança de São Carlos (SP). “As informações das imagens podem chamar a atenção de criminosos”, disse João Almeida.

Segundo ele, é importante tomar cuidado com o que é compartilhado e fazer uso de filtros de bloqueio. Outra recomendação é não publicar o local onde a foto foi tirada, pois quanto menos exposição da rotina, melhor. Evitar divulgar imagens com o uniforme da escola e até de locais que os pequenos costumam frequentar também são limites que ajudam a minimizar os riscos.

Almeida recomendou ainda não postar da rede fotos em alta resolução. “Elas podem cair nas mãos de um especialista, que pode reeditar as imagens e utilizá-las como bem entender. Também é importante verificar os comentários das pessoas que curtem as fotos. Se for uma mensagem que passe alguma característica da rotina da criança, delete”, disse.

Passatempo
Publicar as fotos das crianças na internet virou um passatempo divertido. O comerciante José Carlos Borelli Junior adora tirar fotos dos filhos e publicá-las rede social.

“Ver as crianças crescendo, brincando, eu gosto de registrar e compartilhar os bons momentos alegres que a gente tem”, disse. “Os amigos, os parentes de longe vêem, curtem e comentam. É bem interessante”, completou a mulher dele, Heliziane Passos.

Na casa da vendedora Cristina Soares, as fotos dos filhos também vão para a web, mas ela disse que toma algumas precauções, como postar as fotografias apenas para amigos mais próximos. “Tenho o cuidado de autorizar as fotos que os amigos marcam na minha linha do tempo, tudo para evitar problemas sem deixar de se divertir”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário