Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Prefeito de Tambaú pede "oração" dos moradores por mais chuva

25/07/2014

Cidade decretou estado de emergência em junho devido a falta de água.
R$ 15 milhões são necessários para melhorar abastecimento, diz prefeito.



O prefeito de Tambaú (SP), Roni Donizetti Astorfo, pediu nesta quinta-feira (24) para que a população reze por mais chuva para que a situação da água na cidade seja normalizada. “Só com oração do povo, rezar bastante para vir chuva e melhorar. Se não for com a ajuda de Deus e a chuva, não adianta”, afirmou em entrevista ao Jornal da EPTV. A cidade, que decretou estado de emergência em junho, precisaria de R$ 15 milhões para melhorar o abastecimento.

A chuva desta quinta não foi suficiente para dar fim ao racionamento que acontece desde abril. O fornecimento de água é interrompido das 5h até as 17h na metade da cidade e, em outros horários, o abastecimento é alternado de acordo com o bairro.

A cidade tem nascentes que deságuam na micro-bacia da represa Arrependida, que abastece a cidade. Com a estiagem, a captação no reservatório foi suspensa e saída encontrada pela Prefeitura foi usar água de sete represas particulares.

Menos chuva
Mesmo com o racionamento, são consumidos 15 milhões de litros de água por dia. Nos últimos 35 anos a média de chuva registrada entre janeiro e junho é de 783,2 milímetros, mas, neste ano, o número chega a 368,3 milímetros, 112,6% a menos.

O prefeito já busca dinheiro com o governo estadual e federal para transferir a água do Rio do Macuco, que fica a sete quilômetros da cidade, para a estação de tratamento. “Tudo o que precisa melhorar [de estrutura do abastecimento] já está melhorado, mais que isso não dá para fazer. Só se chover. Estamos buscando em represas particulares para distribuir. O povo tem que ter muita consciência para usar a água”, afirmou o prefeito.

Além disso, a Prefeitura disponibiliza três telefones para a população denunciar o desperdício de água. Pelos telefones (19) 3673-3545 ou (19) 3673-1304, do Departamento de Água e Esgoto (Demaet), as queixas podem ser feitas 24 horas por dia. Já pelo telefone (19) 3673-9200, da Prefeitura, as denúncias podem ser feitas da 7h às 17h.


G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados