Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) conclui Curso de Aperfeiçoamento em Educação das R

Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) conclui Curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais.

Webmaster 30/07/2014 - 16:46
Cabe dizer que os preceitos enunciados pelas legislações acerca da Educação para as Relações Étnico-Raciais trazem para os órgãos públicos a urgência em possibilitar a formação e a construção de conhecimentos que atendam a essa proposta educativa que valoriza a pluralidade étnico-racial brasileira e combate comportamentos e práticas discriminatórias.

Sintonizada com esse contexto, a Prefeitura Municipal de Descalvado, através da Secretaria de Educação e da Universidade Federal de São Carlos, em atendimento ao Termo de Ajuste de Conduta – TAC, ofereceu aos gestores e docentes da Rede Municipal de Ensino, o Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais.

O curso, que teve duração de 180 horas, foi encerrado no último dia 26 de julho e proporcionou formação para cerca de 140 profissionais da área da Educação, im¬ple¬mentando, pro¬duzindo e di¬vulgando co¬nhe¬ci¬mentos, ati¬tudes, pos¬turas e va¬lores, reafirmando assim o compromisso com a promoção de uma educação anti-racista, de valorização e efetivação da história e cultura africana e afro-brasileira em nossa rede de ensino.

O encerramento das atividades foi marcado por apresentações dos professores cursistas que expuseram o trabalho que está sendo implantado nas escolas acerca da temática, contando com a participação de alunos, caracterizando um novo fazer pedagógico. O evento contou com a presença do prefeito municipal Henrique Fernando do Nascimento e a primeira-dama Rosângela Clemente do Nascimento, a Secretária de Educação e Cultura Profª Rute Maria Pozzi Casati, equipe da USFCar responsável pelo curso e também Profº Paulo Noronha Lisboa Filho, vice-diretor da UNESP de Bauru; além da equipe do NAE (Núcleo de atualização Educacional), SEEC demais profissionais municipais de Educação.

Dando continuidade a todo este processo formativo, inicia-se no próximo dia 16 de agosto a segunda turma de alunos que seguirá desenvolvendo e aprimorando as práticas já iniciadas com a primeira turma.


Logo do Facebook Deixe seu comentário