Alckmin tem 50%, Skaf, 11%, e Padilha, 5%, aponta Ibope

Alckmin tem 50%, Skaf, 11%, e Padilha, 5%, aponta Ibope

Webmaster 31/07/2014 - 08:33
Margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Instituto entrevistou 1.512 eleitores entre 26 e 28 de julho.



Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) aponta o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 50% das intenções de voto na corrida eleitoral deste ano. Com o percentual, ele venceria a disputa pela reeleição no primeiro turno. Em seguida, aparecem o presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (PMDB), com 11%, e o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), com 5%.

Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a primeira pesquisa Ibope após o registro das candidaturas.

Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor (os candidatos que aparecem com 0% são os que tiveram menos de 1% das menções cada um):

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Geraldo Alckmin (PSDB) – 50%
Paulo Skaf (PMDB) – 11%
Alexandre Padilha (PT) – 5%
Gilberto Natalini (PV) – 1%
Laércio Benko (PHS) – 1%
Raimundo Sena (PCO) – 1%
Wagner Farias (PCB) – 1%
Gilberto Maringoni (PSol) – 1%
Walter Ciglioni (PRTB) – 0%
Brancos e nulos: 15%

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de julho. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 78 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o protocolo Nº SP- 00013/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo Nº BR - 00272/2014.

Pesquisa espontânea
Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Ibope perguntaram ao eleitor em quem votará (sem apresentar a ele a relação de candidatos), 16% mencionaram Alckmin. Veja abaixo:

- Geraldo Alckmin: 16%
- Paulo Skaf: 2%
- Alexandre Padilha: 2%
- Outros: 1%
- Brancos/nulos: 17%
- Não sabe/não respondeu: 62%

Rejeição
O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é do petista Alexandre Padilha, que tem 19%. Na sequência aparecem Alckmin (18%), Skaf (13%), Natalini (7%), Sena (7%), Benko (6%), Maringoni (6%), Ciglioni (6%) e Farias (5%).

Avaliação do governador
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação ao governo Alckmin. Segundo o Ibope, 40% disseram que ele é "ótimo ou bom". Outros 38% afirmaram que ele é regular. Os que dizem que ele é “ruim ou péssimo” somam 19%.

Expectativa de vitória
De acordo com o Ibope, 62% dos entrevistados (independentemente da intenção voto) acham que Geraldo Alckmin será reeleito; 5% acreditam na vitória de Skaf, do PMDB; 2% apostam na eleição de Padilha, do PT.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário