Tambaú decreta calamidade pública por falta de água e veta abastecimento

Tambaú decreta calamidade pública por falta de água e veta abastecimento

Webmaster 20/08/2014 - 11:51
Tambaú (SP) decretou estado de calamidade pública devido à falta de água. O abastecimento foi cortado às 5h desta terça-feira (19) e só será retomado às 5h de quinta-feira (21). A interrupção de 48 horas é uma medida emergencial para enfrentar a pior crise hídrica do município nos últimos 80 anos. Também visa a acelerar junto ao governo estadual a liberação de verbas com mais rapidez. A Secretaria Estadual de Recursos Hídricos não se posicionou sobre a medida. Na região, Casa Branca enfrenta a mesma situação há pelo menos um mês.

Com 23 mil habitantes, Tambaú já havia decretado estado de emergência, em junho deste ano, com um rodízio no abastecimento em diversos bairros. Na tarde de terça-feira, porém, houve a imposição do estado de calamidade após uma reunião. O corte nas torneiras, no entanto, começou ainda de madrugada.

A assessoria do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Tambaú justificou a interrupção com dados técnicos. Segundo o órgão, o nível da represa que abastece a cidade está crítico, com apenas 1,20 metro. Se a medição baixar para 90 centímetros não há condições de viabilizar o bombeamento.

Quem for flagrado desperdiçando água, está sujeito à multa de R$ 600. O departamento orientou os moradores a economizar o que ainda há nas caixas dágua particulares.

Serviços básicos
Quarta-feira é feriado municipal devido ao aniversário de Tambaú. Por conta disso, escolas e unidades básicas de saúde vão estar fechadas. A Prefeitura informou que, se for preciso, irá abastecer o único hospital da cidade com caminhões-pipa.

Região
Além de Tambaú, a cidade de Casa Branca também decretou estado de emergência há um mês por conta da estiagem. A medida ocorreu porque, mesmo com racionamento de água realizado há três meses, a cidade ainda não teve a situação regularizada.

O fornecimento é interrompido em dias alternados das 6h às 21h. A cidade também tem multado os moradores que desperdiçam água. A Prefeitura também anunciou um reajuste o valor das contas de água em 158%.

Segundo a administração, o aumento deve equilibrar as contas do Departamento de Água, mas, para evitar um colapso no abastecimento, a Prefeitura decidiu pedir mais recursos ao governo do estado. Com a verba, a intenção é transferir a água da represa particular para a estação da região do Sítio das Covas, que abastece 80% do município. Atualmente, a estação opera com 50% da capacidade.

No outro reservatório, que abastece a região do Desterro, o nível está 60% abaixo do normal e, por isso, a água já é captada de um açude que fica a 700 metros de distância.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário