Descalvado, 14 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Intermed pode injetar até R$ 5 milhões em 10 dias em Santa Rita do Passa Quatro

22/08/2014

Entre os dias 29 de agosto e 7de setembro, Santa Rita do Passa Quatro recebe cerca de 5 mil estudantes de medicina de 11 faculdades do Estado de São Paulo, que disputam os jogos da Intermed.

A estimativa é de que o evento injete na economia local cerca de R$ 5 milhões, em nove dias, de acordo com o presidente do COMTUR (Conselho Municipal Para Desenvolvimento do Turismo) e empresário do setor, Gilberto “Talau” Girotto.

O presidente do COMTUR explica que em um primeiro momento privilegia os setores de hospedagem, alimentação e combustíveis. Posteriormente, outros setores também serão beneficiados, com o dinheiro que passa a circular na praça.

O evento também irá movimentar o mercado de trabalho temporário, com a contratação de cozinheiros, churrasqueiros, vigias, faxineiras, entre outros, para trabalhar diretamente com os estudantes ou no comércio local. A expectativa é da geração de 300 a 500 empregos temporários diretos e indiretos, durante o período.

A movimentação no comércio já começou. Girotto conta que acompanhou alguns estudantes com compras pela cidade. Em apenas um dos casos, foram encomendados 300 litros de chope, em uma distribuidora, mais 300 quilos de carne, em um supermercado, além de ingredientes para um dos vários churrascos que acontecem. Os estudantes também já reservaram vagas em restaurante, definindo com os proprietários o cardápio de cada dia. O setor hoteleiro e imobiliário está praticamente tomado, com aluguel de chácaras, casas, além da ocupação em hotéis e pousadas.

Com relação a consumo de água, já que a cidade vive um período crítico, em função da estiagem, o presidente do COMTUR tranquiliza afirmando que grande parte dos estudantes ficará hospedada em chácaras, pousadas rurais ou acampamentos com fonte própria, ou seja, que não dependem da água distribuída a população. Entre os locais citados são: Fazenda Santa Helena, Fazenda das Flores, Sítio Santa Júlia, Pousada Chuchua, Acampamento Santa Eliza, ente outros, que somam quase 20 propriedades.
A Prefeitura Municipal estabeleceu um Termo de Convênio Cooperação com a Liga Esportiva de das Atléticas de Medicina do Estado de São Paulo, entidade responsável pela organização do evento.

No documento consta um plano de trabalho, visando garantir os benefícios para o município, como o consumo no comércio local, a contratação de mão-de-obra também da cidade, além da preservação de bens públicos, a segurança e normas de conduta.

Entre as cláusulas do documento, está o cumprimento da Lei Municipal 2.282, que fixa os níveis e horários para emissão de sons. A fiscalização ficará a cargo da Policia Militar, que deve receber reforço de efetivo durante o evento, além da própria prefeitura e organização dos jogos.

Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura de Santa Rita



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados