Alunos e professores da EMEF Profª Maria Sylvia Traldi De Marco realizam Manhã do Folclore

Alunos e professores da EMEF Profª Maria Sylvia Traldi De Marco realizam Manhã do Folclore

Webmaster 22/08/2014 - 10:38
Evento destacou ainda 1º Marco Cultural de Africanidades


No último sábado (16), os alunos e professores da EMEF Profª Maria Sylvia Traldi De Marco, situada no bairro Morumbi, realizaram a Manhã do Folclore e o 1º Marco Cultural de Africanidades. Com o propósito de valorizar a história e a cultura, como bases para a construção de um aprendizado comprometido com a formação integral, toda a equipe da unidade escolar se empenhou para criar um ambiente agradável para recepcionar os alunos e convidados nesta iniciativa que garante um processo de ensino e aprendizagem que tenham suas bases na realidade dos alunos.

Como princípio motivador, o evento teve como tema “O povo que não conhece a sua história, a sua origem e sua cultura é como uma árvore sem raízes.”,frase de um dos maiores ativistas da história do movimento negro, Marcus Mosiah Garvey.

Assim, para valorizar a “cultura”, os alunos tiveram contato e participaram de oficinas de construção de pipas, além de brincadeiras como bola de gude, peteca e elástico, no intuito de resgatar e fazer memória dessa cultura que aos poucos vem sendo esquecida, mas que abarca uma riqueza imensurável. Houve, na ocasião, um campeonato que premiou a maior pipa, a menor, a mais enfeitada e a que voou mais alto.

Já para refletir sobre a “história” e a “origem”, a escola organizou o 1º Marco Cultural de Africanidades que é fruto do curso “Educação para as relações étnico-raciais” promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos. Ao longo de seis meses, vários professores de toda a rede municipal participaram deste curso que buscou colocar em prática a regulamentação estabelecida pela Lei 10.639 de janeiro de 2003 que instituiu a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Este Marco Cultural contou com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores: culinária afro-brasileira, jogos africanos, instrumentos musicais, palavras de origem africana e dicionário ilustrado de vocábulos africanos incorporados ao léxico português.

A Manhã do Folclore e o Marco Cultural foram iniciativas que buscaram aliar conhecimento e realidade, de forma a valorizar diversos aspectos do universo simbólico dos alunos e de suas famílias como primícias da construção de um aprendizado que legitima a participação do aluno como agente principal das ações didático-pedagógicas. Na ocasião estiveram presentes, o prefeito Henrique do Nascimento, as supervisoras de ensino Fernanda S. Dias e Jucelene Francé e a coordenadora do NAE, Mary Nice que prestigiaram a exposição e interagiram com os alunos.

A Secretaria de Educação e Cultura parabeniza a equipe escolar pelo belíssimo trabalho!
Logo do Facebook Deixe seu comentário