UFSCar seleciona 80 mulheres para estudo da musculatura da bexiga

UFSCar seleciona 80 mulheres para estudo da musculatura da bexiga

Webmaster 25/08/2014 - 08:19
Programa de Pós–Graduação em Fisioterapia que desenvolve avaliação.
Serão realizados exames e exercícios monitorados para a pesquisa.



O Programa de Pós–Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está selecionadas 80 mulheres de São Carlos (SP) e região, para realizar uma avaliação do comportamento do sistema cardiovascular durante a realização de exercícios para fortalecimento da musculatura do períneo. O estudo é desenvolvido pela aluna de doutorado Soraia Jürgensen, sob orientação da docente Patricia Driusso, professora do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar.

Será analisada a capacidade de exercício por meio do teste de esforço cardiopulmonar adequadamente monitorado, eletrocardiograma completo durante o estado de repouso e durante sessões de exercícios, avaliação da composição corporal, exame ginecológico e avaliação da força da musculatura do períneo, além do tratamento da perda urinária quando necessário.

Os exercícios para fortalecimento da musculatura do períneo são muito importantes para prevenção e tratamento da incontinência urinária, que é o escape de urina que, geralmente, ocorre quando a mulher tosse, espirra ou realiza algum esforço físico, ou sente uma vontade urgente de urinar. Os estudos realizados no PPGFt avaliam o comportamento do sistema cardiovascular, por meio de eletrocardiograma durante a realização dos exercícios de contração desta musculatura.

Requisitos
Para participar das avaliações da pesquisa, as mulheres devem ter mais de 40 anos, queixas urinárias, devem estar dentro do peso e não podem ter doenças cardiovasculares e nem prolapso urogenital, conhecido como bexiga caída. Interessadas podem entrar em contato com a pesquisadora pelos telefones (16) 3351–9577 e (16) 99171–7618 ou pelo email soraiajurgensen@gmail.com.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário