Acessibilidade e arquitetura inclusiva é tema de curso do Senac São Carlos

Acessibilidade e arquitetura inclusiva é tema de curso do Senac São Carlos

Webmaster 27/08/2014 - 10:16
Alunos serão capazes de criar espaços com acessibilidade para idosos, crianças, pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção



No Brasil, poucos profissionais ou instituições de ensino têm adotado a arquitetura inclusiva como eixo central de seu trabalho. A evolução da sociedade solicita que hoje tenhamos ambientes inclusivos e sustentáveis e espaços de produção inteligentes. O Senac São Carlos está com as inscrições abertas para o curso Desenho Universal – acessibilidade para uma arquitetura inclusiva, que inicia em 4 de setembro.

O curso visa proporcionar aos arquitetos, engenheiros, designers, designers de interiores e pessoas ligadas à área de projeto noções de como detectar as dificuldades encontradas e projetar para a diversidade de pessoas, incluindo as com deficiência e mobilidade reduzida. O aluno será capaz de planejar e executar projetos de interiores e exteriores adequados à diversidade dimensional e funcional de usuários dos espaços, como idosos, crianças, pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção, sob a ótica do desenho universal. Além disso, o curso proporcionará ao aluno o conhecimento da legislação e das normas técnicas existentes para sua aplicação.

Luciene Gomes, docente do curso e especialista em design acessível, explica que há uma demanda crescente na região de São Carlos para as áreas de arquitetura, design, decoração e construção civil. “As oportunidades existem e o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Qualquer curso ou especialização é um diferencial na carreira de um profissional; este, especificamente, é uma oportunidade de entender e se aperfeiçoar em temas muito atuais. A acessibilidade e o desenho universal devem ser considerados em qualquer projeto para atender os usuários e à legislação brasileira”, pontua.

O curso Desenho Universal – acessibilidade para uma arquitetura inclusiva tem 24 horas e é destinado a profissionais e estudantes de arquitetura, engenharia, design, entre outros, que atuam no planejamento, projeto e gerenciamento de escritórios ou aqueles que necessitam de formação inicial para ingressar na área.

Para participar, os interessados devem ter 18 anos, o ensino médio completo e conhecimentos técnicos para leitura de plantas, cortes e elevações e noções de instrumentalização.

Serviço:
Desenho Universal – acessibilidade para uma arquitetura inclusiva
Data: de 4 a 30 de setembro de 2014
Horário: das 19 às 22 horas; às terças e quintas-feiras
Local: Senac São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, nº 700
Inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos


Logo do Facebook Deixe seu comentário