Associação Amigos do Museu de Descalvado traz Grupo “GiraFulô”

Associação Amigos do Museu de Descalvado traz Grupo “GiraFulô”

Webmaster 27/08/2014 - 10:28
Em comemoração ao seu segundo aniversário e ao mês do folclore a Amud – Associação Amigos do Museu de Descalvado com o apoio da Secretaria da Educação e Cultura do Município trará no dia 30 de agosto o grupo de práticas e pesquisa em Danças Brasileiras GiraFulô, que fará uma oficina de brincadeiras populares e danças brasileiras com duração de 3 horas para crianças e jovens. A oficina tem como objetivo proporcionar o conhecimento, por meio de vivencias, de diversas danças e brincadeiras presentes na cultura popular brasileira. A atividade conta com instrumentos musicais como caixas do divino, pandeiros, caxixis. Por meio das danças serão trabalhadas a percepção musical e rítmica, a interatividade entre os participantes, a composição de versos, jogos de improviso e a elaboração de um repertorio para ser vivenciado junto ao grupo GiraFulô em uma apresentação logo após a oficina.

Apresentação cultural do grupo, também enfoca danças brasileiras e brincadeiras da cultura popular e são realizadas de forma lúdica e interativa fazendo com o que o público participe dançando e cantando. Durante a atividade as pessoas presentes serão convidadas a entrar na roda e participar das danças e brincadeiras propostas.

O grupo que mistura movimento, voz, músicas, instrumentos de percussão e objetos simbólicos ou alegóricos se orienta pelos processos de criação tendo como base as manifestações da cultura popular brasileira.

O GiraFulô nasceu em 2006 com a proposta de pesquisar as danças brasileiras e a cultura popular. O repertório do grupo é baseado em algumas danças como cacuriá, caroço, cirandas, cocos, congada e jongo. "Hoje o Girafulô tem cerca de 10 canções de autoria própria", conta Vívian Parreira, coordenadora do grupo.

"O grupo sempre desenvolveu ações ligadas à educação, pois acreditamos que estão relacionadas à valorização e ao reconhecimento dos processos educativos presentes nas diferentes práticas culturais populares", comenta Vívian.

A Oficina ocorrerá no dia 30 de agosto das 14h às 17h e a Apresentação Cultural será logo em seguida. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Museu Público Municipal ou pelo telefone 3583-5637.


Logo do Facebook Deixe seu comentário