Descalvado, 14 de Novembro de 2018 Busca:   
Câmara Municipal

Associação Amigos do Museu de Descalvado traz Grupo “GiraFulô”

27/08/2014

Em comemoração ao seu segundo aniversário e ao mês do folclore a Amud – Associação Amigos do Museu de Descalvado com o apoio da Secretaria da Educação e Cultura do Município trará no dia 30 de agosto o grupo de práticas e pesquisa em Danças Brasileiras GiraFulô, que fará uma oficina de brincadeiras populares e danças brasileiras com duração de 3 horas para crianças e jovens. A oficina tem como objetivo proporcionar o conhecimento, por meio de vivencias, de diversas danças e brincadeiras presentes na cultura popular brasileira. A atividade conta com instrumentos musicais como caixas do divino, pandeiros, caxixis. Por meio das danças serão trabalhadas a percepção musical e rítmica, a interatividade entre os participantes, a composição de versos, jogos de improviso e a elaboração de um repertorio para ser vivenciado junto ao grupo GiraFulô em uma apresentação logo após a oficina.

Apresentação cultural do grupo, também enfoca danças brasileiras e brincadeiras da cultura popular e são realizadas de forma lúdica e interativa fazendo com o que o público participe dançando e cantando. Durante a atividade as pessoas presentes serão convidadas a entrar na roda e participar das danças e brincadeiras propostas.

O grupo que mistura movimento, voz, músicas, instrumentos de percussão e objetos simbólicos ou alegóricos se orienta pelos processos de criação tendo como base as manifestações da cultura popular brasileira.

O GiraFulô nasceu em 2006 com a proposta de pesquisar as danças brasileiras e a cultura popular. O repertório do grupo é baseado em algumas danças como cacuriá, caroço, cirandas, cocos, congada e jongo. "Hoje o Girafulô tem cerca de 10 canções de autoria própria", conta Vívian Parreira, coordenadora do grupo.

"O grupo sempre desenvolveu ações ligadas à educação, pois acreditamos que estão relacionadas à valorização e ao reconhecimento dos processos educativos presentes nas diferentes práticas culturais populares", comenta Vívian.

A Oficina ocorrerá no dia 30 de agosto das 14h às 17h e a Apresentação Cultural será logo em seguida. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Museu Público Municipal ou pelo telefone 3583-5637.




Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados