Coceira em cães pode estar relacionada à alimentação

Coceira em cães pode estar relacionada à alimentação

Webmaster 02/09/2014 - 11:49
Royal Canin lança produtos específicos que contribuem
para a saúde da pele dos cães



A pele é o órgão de proteção dos cães, sendo muito suscetível a traumas e doenças. Por isso, não é raro ver cães se coçando no dia-a-dia. As causas da coceira podem ter origens diversas, causadas por alergias, picadas de pulgas e carrapatos, problemas dermatológicos e também por intolerâncias alimentares e deficiência de nutrientes.

Outros fatores que podem causar problemas na pele de cães são o excesso de banhos, escovação muito forte, além de alta ou baixa umidade do ambiente. As alterações hormonais durante a gestação e estresse constante também podem desencadear coceiras em graus diferentes. Por isso, os proprietários de cães, mesmo saudáveis, devem estar atentos às alterações na pele e pelos, que podem indicar algum problema leve ou mais grave.

Problemas de pele ou pelagem são muito comuns em animais domésticos e atingem 1 em cada 4 cães*. Os relatos mais frequentes dos proprietários estão relacionados com pele seca, caspa, pele e pelagem oleosas, perda de pelo, pele vermelha e irritada e, disparadamente, coceira.
(*) Dados de casuísticas obtidos em hospitais veterinários parceiros.


10 dicas para reduzir o risco de coceira em cães saudáveis:
1- Ficar atento à presença de pulgas e carrapatos.

2- Utilizar shampoos específicos para cães, dando preferência aos sem corantes e perfumes.

3- Enxaguar o cão sempre com água morna para evitar resíduos de shampoo.

4- Ter cuidado com detergentes e desinfetantes utilizados para limpeza da casa, que podem ser a causa da alergia e/ou sensibilidades do cão.

5- Prestar atenção nos laços e elásticos usados para prender os pelos. Se estiverem muito apertados, podem machucar a pele, reter umidade e criar um ambiente favorável à multiplicação de bactérias.

6- Sempre que o cãozinho tomar banho, não utilizar perfumes. Eles podem irritar os olhos, a pele e contribuem para confundir o olfato.

7- A escovação diária, com cuidado, realizada com pentes e escovas adequadas, pode contribuir para a remoção de células e pelos mortos. Um profissional pode oferecer boas dicas de como realizar a escovação.

8- Evitar banhos excessivos (mais de uma vez por semana) a não ser por orientação veterinária.

9- A frequência de banhos varia de semanal a quinzenal para raças como: Pinscher, Dachshund, Maltês, Yorkshire e Shih Tzu e cães de pelo curto que vivem dentro de casa. Raças de pelagem densa com pelo e subpelo, como Pastor Alemão, Akita, Husky Siberiano, Collie e Bernesse Mountain Dog, devem tomar banhos a cada 3 ou 4 semanas.

10- Ficar atento à alimentação, oferecendo um produto de qualidade e específico para as necessidades do cão. Conversar com o Médico-Veterinário é sempre recomendado.


Conheça algumas raças de cães com predisposição à peles sensíveis:
- Sharpei
- Shih Tzu
- West Highland White Terrier
- Maltês
- Pug
- Yorkshire Terrier
- Bulldog Inglês
- Bulldog Francês
- Boxer
- Pastor Alemão
- Labrador Retriever
- Scottish Terrier
- Lhasa Apso
- Fox Terrier
- Dálmata
- Bichon Frisé
- Weimaraner

Um alimento especialmente formulado traz diversos benefícios para a dimunuição dos problemas de pele. Contribui para a renovação celular, apóia a recuperação da pele lesionada, melhora o estado da barreira cutânea, ajuda a controlar os processos inflamatórios e proporciona uma pelagem brilhante e saudável.

Pensando na saúde e bem-estar dos cães, a Royal Canin, empresa especialista na alimentação de gatos e cães e comprometida com a saúde animal há mais de 40 anos, desenvolveu 2 linhas de alimentos inovadoras, que contribuem em diferentes situações nas quais os cães apresentam desconforto, coceira e problemas de pele.


Linha Dermacomfort
Para cães saudáveis, que se coçam ou apresentam pele ressecada, irritação, vermelhidão, caspas e pelagem seca e oleosa, a Royal Canin lança a linha Dermacomfort, que acalma e alivia a pele sensível, com tendências a irritações e coceiras.

Os alimentos da linha Dermacomfort mantém a barreira cutânea, ajudam a controlar inflamações de pele e diminuem visivelmente a irritação e a coceira em cães saudáveis. A fórmula dos alimentos foi desenvolvida com 100% de proteína vegetal de altíssima digestibilidade e com baixo potencial alergênico, além de nutrientes como vitamina A, Biotina, Zinco, Ômegas 3 e 6, que agem diretamente na qualidade da pele e da pelagem. Dermacomfort está disponível para animais de pequeno, médio e grande porte.

Resultados comprovados: Uma pesquisa realizada com 82 proprietários de cães, na França, mostrou que após 30 dias de uso contínuo da linha Dermacomfort, 87% dos entrevistados relataram sensível melhora na frequência das coceiras de seus cães. Passado 2 meses este número subiu para 93%.


Linha Veterinary Diet Dermatológica
Composta pelos alimentos Skin Care Junior Small Dog, Skin Care Small Dog Adult e Hypoallergenic Small Dog, indicados para cães pequenos, e Hypoallergenic Canine (na versão úmida), indicado para cães de todos os portes, a linha foi especialmente desenvolvida para auxiliar o tratamento de doenças de cães relacionadas a atopia** e alergia alimentar. Os produtos da linha utilizam fontes proteicas de baixo potencial alergênico, ingredientes altamente digestíveis, que reforçam a barreira cutânea e minimizam as manifestações alérgicas. Todas as fórmulas destes alimentos são adequadas às necessidades destes pacientes, sendo altamente digestíveis e palatáveis. Importante lembrar que só devem ser utilizados mediante a recomendação de um Médico-Veterinário.

(**) Alergia de causa genética a fatores externos do ambiente como poeira, pólen, etc. Comum em cães de raças pequenas.



Sobre a Royal Canin Brasil
A multinacional Royal Canin é uma das maiores fabricantes mundiais de alimentos de alta qualidade nutricional para Gatos e Cães, com 13 fábricas no mundo e presente em 92 países. Desde sua fundação em 1968, considera sempre o Gato e o Cão em primeiro lugar e tem sua história focada no conhecimento e respeito por estes animais.

Em 2001, passou a fazer parte da Mars, Inc., líder mundial em alimentos para animais de estimação.

A unidade brasileira da Royal Canin está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, desde 1990, e conta com o apoio logístico de 36 distribuidores exclusivos. Disponibiliza ao mercado mais de 140 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliares no tratamento de algumas doenças. Seus produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.

Saiba mais em www.royalcanin.com.br. Siga-nos também no www.facebook.com/royalcanindobrasil, www.twitter.com/royal_canin e www.youtube.com/royalcaninbrasil


Logo do Facebook Deixe seu comentário