Com estiagem, Américo Brasiliense passa a racionar água por 4 horas

Com estiagem, Américo Brasiliense passa a racionar água por 4 horas

Webmaster 05/09/2014 - 11:24
Fornecimento será interrompido das 13h às 17h, às sextas e sábados.
Município também pretende multar moradores que desperdiçarem água



Com menos captação devido à estiagem, Américo Brasiliense (SP) passa a racionar água por quatro horas a partir desta sexta-feira (5). O fornecimento será interrompido das 13h às 17h, todas as sextas e sábados. A orientação para os moradores é evitar o desperdício ao máximo. Outros municípios da região enfrentam o mesmo problema devido à seca prolongada.

Segundo o chefe do Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Daema), Luiz Eduardo Alves, a cidade possui 11 postos de captação, mas apenas três, que são do Aquífero Guarani, estão com produção de água normal.
"Oito postos dependem da chuva para recarregar. Como a cidade passou por um longo período de estiagem, a produção caiu. Ainda não está faltando, mas para evitar a escassez, optamos pelo racionamento", explicou.

Multa
Ainda segundo Alves, o município também pretende multar os moradores que forem flagrados desperdiçando. "A Prefeitura está fazendo um decreto para exposição de multa, isso porque a lei existe, mas precisa de um decreto para que seja colocada em prática. Com isso haverá penalidade ao morador por desperdício de água", acrescentou. O valor da multa, entretanto, não foi definido.

Região
Em cinco cidades da região o racionamento já é uma realidade há meses. Em Santa Rita do Passa Quatro os moradores ficam sem água durante 12 horas por dia. Já em Casa Branca, o perído sem o fornecimento foi ampliado para 19 horas no último sábado (30).

Em Aguaí o Rio Itupeva está com 20% da capacidade total, o que significa que a cidade só deve ter água por mais 12 dias. Em Santa Cruz das Palmeiras a situação também é crítica e o desperdício pode gerar multa de R$ 820.

Já Tambaú tem o caso mais grave da região e foi decretado estado de calamidade pública. Sem água, a Prefeitura pediu ajuda aos municípios vizinhos.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário