Descalvado, 12 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Com estiagem, Américo Brasiliense passa a racionar água por 4 horas

05/09/2014

Fornecimento será interrompido das 13h às 17h, às sextas e sábados.
Município também pretende multar moradores que desperdiçarem água



Com menos captação devido à estiagem, Américo Brasiliense (SP) passa a racionar água por quatro horas a partir desta sexta-feira (5). O fornecimento será interrompido das 13h às 17h, todas as sextas e sábados. A orientação para os moradores é evitar o desperdício ao máximo. Outros municípios da região enfrentam o mesmo problema devido à seca prolongada.

Segundo o chefe do Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Daema), Luiz Eduardo Alves, a cidade possui 11 postos de captação, mas apenas três, que são do Aquífero Guarani, estão com produção de água normal.
"Oito postos dependem da chuva para recarregar. Como a cidade passou por um longo período de estiagem, a produção caiu. Ainda não está faltando, mas para evitar a escassez, optamos pelo racionamento", explicou.

Multa
Ainda segundo Alves, o município também pretende multar os moradores que forem flagrados desperdiçando. "A Prefeitura está fazendo um decreto para exposição de multa, isso porque a lei existe, mas precisa de um decreto para que seja colocada em prática. Com isso haverá penalidade ao morador por desperdício de água", acrescentou. O valor da multa, entretanto, não foi definido.

Região
Em cinco cidades da região o racionamento já é uma realidade há meses. Em Santa Rita do Passa Quatro os moradores ficam sem água durante 12 horas por dia. Já em Casa Branca, o perído sem o fornecimento foi ampliado para 19 horas no último sábado (30).

Em Aguaí o Rio Itupeva está com 20% da capacidade total, o que significa que a cidade só deve ter água por mais 12 dias. Em Santa Cruz das Palmeiras a situação também é crítica e o desperdício pode gerar multa de R$ 820.

Já Tambaú tem o caso mais grave da região e foi decretado estado de calamidade pública. Sem água, a Prefeitura pediu ajuda aos municípios vizinhos.

G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados