Descalvado, 19 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Acusado de assassinar professora pega 16 anos e oito meses de prisão

24/09/2014

Os advogados de defesa de Thomas Haraguti vão recorrer da sentença.
Simone Lima foi morta a facadas dentro de escola em Itirapina, em 2013.



O estudante Thomas Hiroshi Haraguti foi condenado a 16 anos e oito meses de prisão em regime fechado, nesta terça-feira (23), no Fórum de Itirapina (SP), pelo assassinato da professora Simone Lima, em março de 2013. O homem de 33 anos era réu confesso. Os advogados de defesa vão recorrer da sentença.

De acordo com a assistente de acusação Luzia Helena Sanches, Haraguti respondia por homicídio duplamente qualificado, que é o assassinato por motivo fútil e sem chance de defesa. Contudo, durante o Tribunal do Júri não foi provado o motivo fútil e ele foi condenado apenas por homicídio qualificado. "Para a família e para nós que esperávamos uma pena mais alta, fica a sensação de injustiça, mas a pena foi afixada de acordo com o que prevê a lei. Os advogados de defesa vão recorrer e automaticamente acusação tem que faz as contrarrazões do recurso", afirmou.

Segundo o advogado de defesa Álvaro Francisco Marigo, o réu deveria ter sido absolvido ou sido condenado a uma pena menor. "Entendemos que a pena está muito alta. Nós prevíamos a absolvição, pois ele tem bons antecedentes, é réu primário, deveria ter começado com uma quantidade de anos menor. Nós entendemos que ele sofreu da Síndrome de Misoginia Involuntária, que é quando uma pessoa sofre de verdadeiro ódio por outra, especialmente por uma mulher, o que pode levar a um crime. A lei prevê que ele seria inimputável", explicou.

Haraguti vai passar a noite na Penitenciária de Itirapina e voltará nesta quarta-feira (24) para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na capital, onde estava preso há mais de um ano enquanto aguardava julgamento.

O caso
O assassinato aconteceu na Escola Estadual Professor Joaquim de Toledo Camargo. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava na sala dos professores quando o estudante invadiu o local, empurrou um docente e deu sete golpes de faca em Simone. A professora foi socorrida, mas chegou ao hospital sem vida. Thomas foi preso poucas horas depois e confessou o crime.

Para a Polícia Civil, o motivo do crime teria sido passional, já que o estudante era apaixonado pela docente. A irmã da vítima, Silmara de Lima, disse na época que essa seria a única hipótese para o que aconteceu. “Eu acho que era um amor platônico que ele tinha por ela e como não era correspondido resolveu se vingar dessa forma monstruosa que abalou a cidade inteira”.

Na ocasião, o setor de comunicação social da Delegacia Seccional de Rio Claro divulgou uma nota informando que, no interrogatório, o homem disse que "tinha bronca da professora, que se sentia humilhado e praticou o crime por ódio, porém, não explicou com detalhes os motivos".

Prisão
O estudante, que tinha aulas pelo programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi preso pela PM logo após cometer o crime. Ele estava escondido em um canavial próximo a um resort na zona rural da cidade. Na fuga ele deixou cair a bainha da faca e o celular.

A mãe do suspeito, Vera Lúcia Cazão, disse que na adolescência ele era viciado em maconha e crack e, mesmo passando por muitos tratamentos, ficou com sequelas.

A professora, que era órfã de pai e mãe, vivia com uma das irmãs. Ela dava aulas de português como professora substituta na escola há cerca de três anos.

Após o crime, a família entrou com uma ação contra o Estado de São Paulo pedindo uma indenização por danos morais, com a alegação de que faltou segurança na escola e que os parentes da vítima não tiveram assistência após o assassinato. A Secretaria de Educação do Estado negou a falta de segurança na unidade e informou que prestou apoio em caráter excepcional à família.


G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados