Descalvado, 14 de Dezembro de 2018 Busca:   
Esporte

LANCENET! analisa as principais negociações

30/12/2009

Confira quem se deu melhor até aqui quando o assunto é reforçar o elenco para o próximo ano

Por Fernando Faro

Passadas as emoções dentro das quatro linhas em 2009, os clubes brasileiros agora travam outra batalha fora de campo. É a temporada de contratações que corre a todo vapor, uma verdadeira corrida contra o relógio em busca de bons negócios para reforçar o plantel para as competições do ano que vem.

Até o momento o Corinthians foi quem fez as contratações de maior impacto e trouxe, entre outros, o pentacampeão Roberto Carlos e o ex-são-paulino Danilo para tentar ganhar sua primeira Libertadores. O Tricolor paulista também se mexeu e trouxe Marcelinho Paraíba e o destaque Fernandinho para o Morumbi. Entre os cariocas, o Vasco saiu às compras e trouxe nada menos do que 11 jogadores, o que nem sempre se revela garantia de sucesso. Mas por enquanto, predomina o compasso de espera no mercado da bola.

Mas quem foi que mais acertou nos reforços? Confira uma análise por setores das principais movimentações até aqui e ainda leia a opinião dos nossos especialistas sobre quem foi mais feliz neste final de 2009.


DEFESA
Melhor defesa do Brasileirão em 2006, 2007 e 2009 (e segunda melhor em 2008), o São Paulo foi às compras e buscou o jovem Xandão e o instável Andre Luis do Barueri para dar mais opções ao técnico Ricardo Gomes. Já o Palmeiras trocou o zagueiro Maurício por Léo, do Grêmio, e ainda contratou Danilo em definitivo. A grande contratação para o setor, porém, foi a do lateral-esquerdo Roberto Carlos pelo Corinthians, que vinha sofrendo para achar um jogador à altura desde a saída de André Santos para o Fenerbahçe (TUR). O Fluminense também se deu bem e acertou com Júlio César, ex-Goiás, eleito o melhor lateral-esquerdo do último Brasileirão. Enquanto isso, o Vasco aposta suas fichas no experiente Elder Granja.

MEIO-CAMPO
O Santos foi mais rápido que o campeão brasileiro Flamengo e assinou com o meia Marquinhos, um dos destaques do Avaí na última temporada, para não sobrecarregar o jovem Paulo Henrique Ganso no setor. O time de Florianópolis também perdeu Muriqui para o Atlético-MG, que por sua vez viu o volante Márcio Araújo acertar com o Palmeiras. Após dez anos longe do Morumbi, o São Paulo acertou o retorno de Marcelinho Paraíba, que foi um dos poucos que se salvou na campanha do rebaixado Cortiba, e investiu no rodado Léo Lima para dar mais qualidade ao setor. O veloz Pedro Ken, ex-Coxa, deixou o Paraná e foi para o Cruzeiro. Já o Corinthians repatriou Danilo e ainda trouxe Ralf para tentar arrumar o setor desde as saídas de Douglas e Cristian.

ATAQUE
A grande expectativa está na volta de Dodô ao futebol após cumprir suspensão por doping. Se conseguir reeditar as grandes atuações, o Vasco estará com o setor garantido para 2010. Quem também cruza os dedos é o torcedor do São Paulo, que assinou com Fernandinho e pode, enfim, ter mais uma opção de velocidade no setor ofensivo. O Corinthians também se movimentou bem e trouxe o experiente e decisivo Iarley para ser uma opção a Ronaldo e ainda permitir novas alterações táticas ao técnico Mano Menezes.

Confira a opinião de Especialistas

Comentarista Opinião


André Kfouri, colunista do LANCE!

O São Paulo e o Corinthians. O Marcelinho Paraíba e o Fernandinho são jogadores que, depois do Brasileirão que fizeram, eram desejados por praticamente todos os times. Já o Corinthians está conseguindo fazer um elenco numeroso e de bom nível. Principalmente na questão da experiência dos jogadores contratados.


Roberto Assaf, colunista do LANCE!

O São Paulo contratou o Marcelinho Paraíba, que é um ótimo jogador, o Vasco trouxe o Dodô, que se realmente voltar em forma desequilibra. O Corinthians trouxe bons jogadores, mas nada entusiasmante. Se somar tudo, acho que o São Paulo contratou melhor. Trouxe cinco bons jogadores, na tentativa de estabelecer o equilíbrio de cada setor. Fora estes, o resto é tudo aposta.


Daniel Bortoletto, editor-regional

No papel, o Corinthians. Roberto Carlos, Danilo, Tcheco e Iarley têm experiência de sobra para suportar a Libertadores, principal ambição do clube no centenário.


Eduardo Tironi, editor-executivo de mídia digital

Corinthians na minha opinião. Focou suas contratações na principal competição do ano (Libertadores) e trouxe jogadores experientes, que possam garantir tranquilidade ao grupo.


Carlos Alberto Vieira, editor-executivo adjunto

O Corinthians, apesar de ter apostados em muitos veteranos. Mas eles chegam para arrumar a casa e dar opção efetiva ao treinador. Não é o caso do Vasco, por exemplo, que contratou muito mas com qualidade inferior.

Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados