Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Senac São Carlos e FESC promovem exposição de bijuterias

01/10/2014

Após conclusão do curso Confeccionador de Bijuterias, alunos expõem trabalhos desenvolvidos em sala de aula



O Senac São Carlos em parceria com a Fundação Educacional São Carlos (FESC) promoveram, no dia 29 de setembro, uma exposição dos alunos do curso gratuito Confeccionador de Bijuterias. A mostra reuniu cerca de 100 peças desenvolvidas pelos alunos durante as aulas e teve como objetivo incentivar e valorizar o trabalho artesanal e empreendedor. A exposição foi gratuita e aberta ao público e aconteceu no Campus II da FESC.

A exposição apresentou desde peças sustentáveis como as biojoias, peças com miçangas de papel e papel machê e peças com malhas; além das peças clássicas, como o tradicional colar de pérolas e o uso da cerâmica plástica, material pouco conhecido, mas que proporcionou bons resultados a um baixo custo. Os alunos utilizaram também outras técnicas artesanais, como o crochê, o fuxico, o trançado com malha, o courinho e o macramê para compor peças mais contemporâneas, como as famosas shambalas. Roupas customizadas com os estilosos e modernos spikes também fizeram parte da mostra.

“A criatividade permeou praticamente todos os momentos do curso e os alunos tiveram oportunidade de aprender outras maneiras do fazer moda, usando as próprias experiências e agregando outros conhecimentos e olhares às tendências atuais” conta a docente Patricia Scarabel.

É a primeira vez que a aluna Rita de Cássia Gonçalves fez um curso que utiliza técnicas artesanais. “Gostei muito, me identifiquei com a área e quero seguir fazendo mais cursos e me aperfeiçoando”, comenta. Todas as peças produzidas durante o curso, ela fez fotos e publicou em seu Facebook. “Há muitos elogios, todas foram bem aceitas. Quero fazer mais e vender”.

Mais uma turma gratuita
Devido à grande procura e sucesso do curso, o Senac São Carlos oferece novamente mais uma turma gratuita do curso de Confeccionador de Bijuterias. Com 160 horas de duração e início em 13 de outubro, o curso capacita o aluno para criar, montar e comercializar bijuterias utilizando materiais, técnicas e acabamento diversificados, atribuindo à peça diferencial estético e em sintonia com as tendências de moda a fim de atender às necessidades do mercado, de maneira sustentável em relação ao negócio e ao meio ambiente.

De acordo com a docente Patricia Scarabel, o profissional formado neste curso estará apto a definir o público-alvo, pesquisando suas necessidades atuais e as tendências que melhor se adaptam a eles para produzir peças adequadas a ele. “Ele irá adquirir conhecimentos para escolher os materiais adequados às peças, desenhar a coleção, determinar o custo das peças, realizar montagem, organizar mostruários, além de desenvolver atitudes empreendedoras”, explica.

Durante as aulas, os alunos também aprendem a comprometer-se profissionalmente de forma sustentável, considerando os princípios do empreendedorismo, da ética, da cidadania e da qualidade de vida. “São analisadas as potencialidades e os aspectos a serem melhorados, a fim de favorecer a autoestima e torná-la compatível com as exigências do desempenho profissional no mundo do trabalho. O grande diferencial do curso é o desenvolvimento de atitudes empreendedoras”, comenta o gerente do Senac São Carlos, Jurandir Santos.

Para Patricia, o mercado de bijuterias é promissor, pelo simples fato de as consumidoras manterem forte ligação emocional com as peças. “A bijuteria é quase um item obrigatório em qualquer produção. O que antes era um coadjuvante, um complemento de um visual, hoje é, muitas vezes, personagem principal de uma produção. O acessório passou a ser o elemento transformador da moda, dando o tom do visual, sem falar nas inúmeras possibilidades de seu uso, como na customização de bolsas e calçados, moda praia, lingerie, entre outros”.
Para se tornar um confeccionador de bijuterias não é preciso muito. O negócio não exige altos investimentos, nem tecnologias sofisticadas.

Os interessados em participar do curso devem fazer a inscrição pelo site www.sp.senac.br/bolsasaocarlos. É necessário ter 16 anos completos e estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental e renda familiar per capita de até dois salários-mínimos federais (R$ 1.448). Alunos matriculados no Senac podem solicitar uma bolsa de estudos desde que o pedido não seja para um curso igual ou no mesmo período da turma em andamento. A documentação para matrícula deve ser apresentada em uma unidade da instituição, ou pelos Correios (cópias). As inscrições já podem ser realizadas no portal do Senac (www.sp.senac.br/bolsasdeestudo) e encerram-se cinco dias úteis antes da data de início dos cursos, ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga; o que ocorrer primeiro.

Serviço
Confeccionador de Bijuterias
Data: de 13 de outubro a 9 de dezembro
Horário: das 13h30 às 17h30; de segunda a sexta-feira
Local: FESC Campus II
Endereço: Rua Itália, 756 - Vila Prado
Inscrições: Senac São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, 700 - Centro
Informações: (16) 2107-1055




Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados