Descalvado, 19 de Dezembro de 2018 Busca:   
Brasil e Mundo

Serra tira Suplicy do Senado após 24 anos

06/10/2014

Com quase 11 milhões de votos, em 98,65% das urnas apuradas, o candidato José Serra (PSDB) venceu a disputa para o Senado no estado. Ele vai ocupar, a partir de 2015, a cadeira que foi de Eduardo Suplicy (PT) por 24 anos. Na atual disputa, o petista teve cerca de 6 milhões de votos, 5 milhões a menos que o tucano.

Serra começou a carreira política no movimento estudantil, como presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), na década de 1960. Depois elegeu-se deputado federal, senador, prefeito de São Paulo e governador do estado. Ocupou as pastas da Saúde e do Planejamento no governo Fernando Henrique Cardoso e disputou a Presidência da República duas vezes. Na primeira, em 2002, perdeu para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, na segunda, em 2010, perdeu para Dilma Rousseff.

O candidato derrotado por Serra, Eduardo Suplicy, tem 73 anos, dos quais 32 anos dedicados ao Congresso Nacional. Antes, disso, foi deputado estadual e vereador por duas vezes. Com três mandatos consecutivos no Senado, a marca de Suplicy foi, principalmente, a luta para aprovar um programa de transferência de renda, chamado de Renda Básica de Cidadania. O senador deixará o Congresso sem ver seu principal projeto concretizado.

Em 2002, Suplicy também tentou ser o indicado do PT para disputar a Presidência da República, mas perdeu as prévias para Lula, que acabou se elegendo presidente naquele ano. Antes, ele também perdeu a prefeitura de São Paulo em 1985 para Jânio Quadros.

Fonte: Agência Brasil
Iolando Lourenço e Mariana Jungmann
Edição: Nádia Franco



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados