Banco de sangue de São Carlos registra déficit de 46,4% em doações

Banco de sangue de São Carlos registra déficit de 46,4% em doações

Webmaster 13/10/2014 - 09:31
Com meta de 750 bolsas, o hospital recebeu 402 voluntários em setembro.
Santa Casa pede ajuda da população para restabelecer o nível necessário.



O estoque do banco de sangue de São Carlos (SP) registrou déficit de 46,4% no número de bolsas recebidas em setembro para a reposição de material para transfusões. Com meta de 750 doações por mês, o hospital recebeu 402 voluntários. Segundo a Santa Casa, o número é baixo, já que o hospital realiza 1,2 mil cirurgias por mês. Para incentivar a campanha de doação de sangue, o hospital em parceria com um estacionamento disponibiliza vagas gratuitas aos voluntários.

Os interessados podem doar sangue das 7h30 às 12h, de segunda-feira a sábado. Além disso, o banco de sangue também trabalha com a coleta agendada no período da tarde. Para isso, o voluntário precisa ligar na Santa Casa para definir o horário mais adequado para fazer a doação.

Para utilizar a vaga gratuita, os doadores precisam levar o comprovante do estacionamento a recepção do banco de sangue. O papel será carimbado e certificará a isenção da taxa a ser paga pelo tempo do procedimento.

Déficit
Apesar da meta de 750 doações por mês, o hospital trabalha com a média mensal de doação válida de 600 bolsas de sangue, já que cerca de 150 coletas são descartadas após exames que indicam impedimentos temporários ou definitivos como, por exemplo, resfriado, Hepatites B e C, Aids e doença de chagas.

O banco de sangue registrou nos últimos três meses o déficit de 423 coletas que equivale a 23,5% das doações de sangue. Em setembro o mês com menor índice de doadores teve 402 coletas, agosto foram 495 e julho o número chegou a 480. Nos três meses a expectativa era coletar 1,8 mil bolsas de sangue, mas o hospital conseguiu 1,3 mil.

Requisitos básicos
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
- Pesar no mínimo 50kg
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento com foto, como RG ou carteira de trabalho.

Menor também pode doar
Os menores que vierem fazer sua doação no banco de sangue devem estar acompanhado do responsável legal, com documento de identidade oficial com foto. Só serão aceitos menores que apresentarem RG ou carteira de trabalho.

Impedimentos definitivos
Não podem doar sangue quem teve Hepatite após os 11 anos de idade. Evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C (após ou antes dos 10 anos), Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas. Além disso, quem usou drogas ilícitas injetáveis e quem teve malária.
Para doadores que tiveram Hepatite viral (A) após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Impedimentos temporários
A pessoa que estiver resfriada deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas. Quem usar antibiótico deve aguardar 25 dias após a última dose. Em caso de gravidez, a mulher precisa aguarde seis meses após parto normal ou cesariana. Mães lactantes devem aguardar 12 meses após o parto.

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver tatuagem e/ou piercing precisa aguardar 12 meses após o procedimento. Em situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis é preciso aguardar 12 meses.

Já para quem viajou para o Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins, onde há alta prevalência de malária, deve aguardar 12 meses.

Serviço:
O quê: Doação de sangue
Onde: Santa Casa (Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573, Vila Pureza)
Agendamento: (16) 3509-1100


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário