“Primeiríssima Infância” Descalvado apresenta Grupo de Trabalho

“Primeiríssima Infância” Descalvado apresenta Grupo de Trabalho

Webmaster 18/10/2014 - 07:31
Secretaria de Estado da Saúde busca parceria nos Municípios para incrementar ações do Programa


O Primeiríssima Infância é o primeiro programa idealizado pela FMCSV – Maria Cecília Souto Vidigal. A fase inicial de implementação ocorreu em 2009 numa parceria com cidades paulistas de Botucatu, Itupeva, Penápolis, São Carlos, São José do Rio Pardo e Votuporanga.

O Programa apresentou sua nova fase em evento realizado em São Carlos no mês passado. Após este passo, as diretrizes foram trazidas para Descalvado onde o mesmo deverá ser implantado por meio de parceira entre as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Cultura, Assistência e Desenvolvimento Social. A meta é estabelecer um mecanismo de interação eficaz Inter setorial que produza efeitos positivos na formação do caráter de cidadãos descalvadenses. Pessoas comprometidas com valores éticos, humanos etc..

O programa tem quatro grandes objetivos:
1. Estimular e desenvolver governança local para construir políticas públicas integradas, que priorizem a promoção do desenvolvimento infantil garantindo a institucionalização de uma prática sustentável e de qualidade para crianças desde a gestação até os 3 anos de idade;

2. Qualificar o atendimento das gestantes e crianças de zero a três anos nos serviços de Saúde, Educação Infantil e Desenvolvimento Social;

3. Mobilizar e sensibilizar as comunidades locais para a importância da atenção à Primeira Infância;

4. Avaliar, sistematizar e disseminar o conhecimento gerado durante a experiência para a aplicação, em escala, por outros municípios.

As intervenções pensadas pelo Programa viabilizam a integração das três áreas de atendimento à Primeira Infância: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Para isso, é necessário investir em um Modelo de Mudança que contemple uma estrutura de governança, ou seja, a criação de um Comitê Gestor Municipal com a participação de representantes das áreas de atendimento à criança pequena, de ONGs, Universidades, grupos religiosos, dentre outros. Dessa forma, o plano de ação, as estratégias, metas e demais ações do Programa são amplamente discutidos, compartilhados e definidos com base em uma participação democrática e transparente.

O Programa pode ser adotado por qualquer cidade que queira fortalecer o desenvolvimento integral e integrado da Primeira Infância, a base social de municípios, estados e de todo o País.

O próximo passo para consolidar o Programa no Município está marcado para o dia 4 de novembro no auditório da SEEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, quando os membros da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal apresentarão o Programa ao Comitê Gestor, representando as três secretarias municipais engajadas no Primeiríssima Infância.


Logo do Facebook Deixe seu comentário