Santa Rita: estiagem se agrava e prefeitura muda o sistema de racionamento de água

Santa Rita: estiagem se agrava e prefeitura muda o sistema de racionamento de água

Webmaster 18/10/2014 - 08:10
Santa Rita do Passa Quatro vive seu maior período de estiagem desde a seca registrada entre 1953/54, na região. Em função disso, a cidade passa por uma medida de racionamento de água, iniciado no final de julho, visando a recuperação da represa de captação.

Para garantir o abastecimento, o Setor Municipal de Água e Esgoto está monitorando constantemente o sistema, desde a captação até a distribuição, com objetivo de manter o serviço da melhor forma possível.

Porém esta semana, o nível da represa baixou ainda mais, chegando a apenas 20 cm. O fator fez com que o Setor de Água mude o sistema de racionamento, em vigor.

A nova medida divide a cidade em dois setores -- parte alta e parte baixa -- alternando a distribuição entre eles. O período de interrupção será maior, de 36 horas, para cada 12 horas de abastecimento.

O sistema passou a vigorar desde quinta-feira, dia 16, com o fornecimento para os bairros da chamada parte alta (confira a lista dos bairros no final da matéria) no período das 18h às 6 horas da manhã seguinte.

Nesta sexta-feira, o abastecimento retorna as 18 horas para os bairros da parte baixa. Em seguida, o sistema continua se alternando até que a situação melhore.

Os horários correspondem a abertura ou fechamento do sistema e não necessariamente quando a água chega às torneiras das residência, o que pode variar de bairro a bairro.

De acordo com o Setor de Água e Esgoto, a divisão se fez necessária, para que os bairros mais altos possam receber a água na pressão adequada, durante o período de distribuição.

ÁGUA ESPRAIADA

Após o trabalho na represa Passa Quatro, aumentado capacidade de armazenamento de 73 mil, para 182,5 mil metros cúbicos de água, a Prefeitura começou também o desassoreamento e limpeza da lagoa, na região conhecida como Água Espraiada. No passado o local já serviu para o abastecimento da cidade e o objetivo é aumentar o volume da água que chega ao córrego Passa Quatro, o mesmo que abastece a represa principal.

O trabalho conta com o aval da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) órgão da à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que expediu uma Autorização de Intervenção em APP (Área de Preservação Permanente), à pedido do Departamento Municipal de Meio Ambiente.

Após o desassoreamento, a área irá receber um reflorestamento, com o plantio de mais de 300 mudas de espécies nativas da região, para garantir o equilíbrio da região.

CONFIRA COMO FICOU A DIVISÃO DOS SETORES E OS DIAS DE ABASTECIMENTO

BAIRROS DA PARTE ALTA - Abastecimento nos dias 16, 18, 20, 22 e 24, no horário das 18h às 6 horas da manhã seguinte - Vila Norte, Bonanza, Bela Vista, Lagoinha, Belém, Jd. Nova Santa Rita, Jd. Primavera, Jd. Alvorada, Boa Vista I, II e III, São Luiz, Santa Maria, Flamboyant, Recreio dos Bandeirantes, Bairro Jarim, Jd. São Vicente, Jd. Cel. Joquim Victor, Parque São Paulo, Mara Cristina, São Salvador, Vila Kennedy.

BAIRROS DA PARTE BAIXA - Abastecimento nos dias 17, 19, 21 e 23, no horário das 18h às 6 horas da manhã seguinte - Centro e imediações, Jd. Planalto, Jd. Itália, Cinelândia, Botafogo, Jd. 22 de Maio, Recanto da Colina.

* A medida pode ser revogada a qualquer momento, em caso de chuvas e recuperação da represa.

Fonte: Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro

Logo do Facebook Deixe seu comentário