Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Santa Rita: estiagem se agrava e prefeitura muda o sistema de racionamento de água

18/10/2014

Santa Rita do Passa Quatro vive seu maior período de estiagem desde a seca registrada entre 1953/54, na região. Em função disso, a cidade passa por uma medida de racionamento de água, iniciado no final de julho, visando a recuperação da represa de captação.

Para garantir o abastecimento, o Setor Municipal de Água e Esgoto está monitorando constantemente o sistema, desde a captação até a distribuição, com objetivo de manter o serviço da melhor forma possível.

Porém esta semana, o nível da represa baixou ainda mais, chegando a apenas 20 cm. O fator fez com que o Setor de Água mude o sistema de racionamento, em vigor.

A nova medida divide a cidade em dois setores -- parte alta e parte baixa -- alternando a distribuição entre eles. O período de interrupção será maior, de 36 horas, para cada 12 horas de abastecimento.

O sistema passou a vigorar desde quinta-feira, dia 16, com o fornecimento para os bairros da chamada parte alta (confira a lista dos bairros no final da matéria) no período das 18h às 6 horas da manhã seguinte.

Nesta sexta-feira, o abastecimento retorna as 18 horas para os bairros da parte baixa. Em seguida, o sistema continua se alternando até que a situação melhore.

Os horários correspondem a abertura ou fechamento do sistema e não necessariamente quando a água chega às torneiras das residência, o que pode variar de bairro a bairro.

De acordo com o Setor de Água e Esgoto, a divisão se fez necessária, para que os bairros mais altos possam receber a água na pressão adequada, durante o período de distribuição.

ÁGUA ESPRAIADA

Após o trabalho na represa Passa Quatro, aumentado capacidade de armazenamento de 73 mil, para 182,5 mil metros cúbicos de água, a Prefeitura começou também o desassoreamento e limpeza da lagoa, na região conhecida como Água Espraiada. No passado o local já serviu para o abastecimento da cidade e o objetivo é aumentar o volume da água que chega ao córrego Passa Quatro, o mesmo que abastece a represa principal.

O trabalho conta com o aval da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) órgão da à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que expediu uma Autorização de Intervenção em APP (Área de Preservação Permanente), à pedido do Departamento Municipal de Meio Ambiente.

Após o desassoreamento, a área irá receber um reflorestamento, com o plantio de mais de 300 mudas de espécies nativas da região, para garantir o equilíbrio da região.

CONFIRA COMO FICOU A DIVISÃO DOS SETORES E OS DIAS DE ABASTECIMENTO

BAIRROS DA PARTE ALTA - Abastecimento nos dias 16, 18, 20, 22 e 24, no horário das 18h às 6 horas da manhã seguinte - Vila Norte, Bonanza, Bela Vista, Lagoinha, Belém, Jd. Nova Santa Rita, Jd. Primavera, Jd. Alvorada, Boa Vista I, II e III, São Luiz, Santa Maria, Flamboyant, Recreio dos Bandeirantes, Bairro Jarim, Jd. São Vicente, Jd. Cel. Joquim Victor, Parque São Paulo, Mara Cristina, São Salvador, Vila Kennedy.

BAIRROS DA PARTE BAIXA - Abastecimento nos dias 17, 19, 21 e 23, no horário das 18h às 6 horas da manhã seguinte - Centro e imediações, Jd. Planalto, Jd. Itália, Cinelândia, Botafogo, Jd. 22 de Maio, Recanto da Colina.

* A medida pode ser revogada a qualquer momento, em caso de chuvas e recuperação da represa.

Fonte: Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados