Leishmaniose: Informações que a população precisa saber

Leishmaniose: Informações que a população precisa saber

Webmaster 25/10/2014 - 01:52
Neste ano, no município de Descalvado foram diagnosticados 3 casos de Leishmaniose Tegumentar em humanos. Destes, 2 já terminaram o tratamento, e 1 continua em tratamento. Os casos foram adquiridos em local distante da área urbana, próximo ao rio. Estes mosquitos podem estar presentes neste local pelo fato do rio estar com nível baixo, aumentando assim a extensão de área com maior umidade e matéria orgânica (folhas, frutos).

Leishmaniose Tegumentar e Leishmaniose Visceral: são doenças infecciosas, não contagiosas (não passa de pessoa para pessoa). São transmitidas para cães e pessoas pela picada das fêmeas de flebótomos infectadas que costuma picar ao entardecer e durante a noite. Este flebótomo é popularmente conhecido como mosquito palha.

A fêmea coloca os ovos em terra úmida, sombreada e com acúmulo de folhas, frutos e fezes de animais em decomposição.

Sintomas em humanos
Leishmaniose Tegumentar: presença de úlceras indolor em áreas expostas da pele, com formato arredondado ou ovalado, com bordas bem delimitadas e elevadas.

Leishmaniose Visceral: febre durante muitos dias, perda de peso, fraqueza, anemia e alterações em alguns órgãos.

Sintomas em cães
Emagrecimento, queda de pelos, crescimento exagerado das unhas, descamação da pele, fraqueza, feridas no focinho, orelhas, olhos e patas. A única forma de saber se os cães estão infectados é através de exames específicos de laboratório.

Tratamento
O SUS oferece tratamento específico e gratuito para a doença em humanos.

Em cães doentes o tratamento não é recomendado, por não apresentar eficácia comprovada. Uma vez infectado, o cão será reservatório do parasita da leishmaniose por toda vida. Procure um médico veterinário.

Prevenção
As pessoas devem usar repelentes, evitar exposição em horários de atividade do mosquito palha (ao entardecer e durante a noite) em ambientes onde haja maior possiblidade de encontrar o mosquito. Os locais mais propícios para encontrar o mosquito são ranchos, locais para pesca e práticas de esportes próximos a rios, matas fechadas.

Nos cães podem-se utilizar produtos repelentes com eficácia comprovada contra flebótomos, seguindo orientações do médico veterinário.

É importante que cada cidadão limpe seus quintais e jardins diariamente recolhendo as fezes de animais, folhas, folhagens, frutos apodrecidos para evitar a proliferação dos insetos. Manter os abrigos dos animais sempre limpos.


Logo do Facebook Deixe seu comentário