Canil de Descalvado deixa de recolher animais das ruas por superlotação

Canil de Descalvado deixa de recolher animais das ruas por superlotação

Webmaster 29/10/2014 - 08:41
Local tem capacidade para 300 bichos, mas já abriga 320 atualmente.
Cidade não possui Centro de Zoonoses e não há previsão para implantação.



A superlotação fez com que o o Canil Municpal de Descalvado (SP) deixasse de recolher animais abandonados desde o inicio deste ano. Segundo a Associação Protetora dos Animais, responsável pelo local, atualmente são abrigados 320 bichos em um espaço feito para 300. A cidade não possui Centro de Zoonoses e a Prefeitura não informou previsão para a implantação de um.
Segundo a voluntária Adriana Costa, atualmente o canil possui 230 cães e 90 gatos.”Decidimos não recolher mais animais devido à superlotação do canil e a responsabilidade que a gente tem com esses animais aqui”, disse.

O Canil Municipal, que fica no bairro Vila Municipal, recebe R$ 5,5 mil por mês da Prefeitura, mas segundo Adriana a verba não é suficiente. “Nossos gastos giram em torno de R$ 12 mil por mês. A gente tenta complementar a verba com ações como pedágios e eventos”, explicou.

Adoção
Com a superlotação, o canil tenta incentivar a adoção dos animais. Contudo, muita gente prefere filhotes e a maioria dos animais já está em fase adulta. A administradora do local, Rosa Cortapasso, explicou que antes da adoção é avaliado o perfil dos interessados. “Avaliamos as condições financeiras e psicológicas. Isso porque existem pessoas que não são responsáveis e acabam abandonando o animal ou maltratando”, contou.

Rosa contou ainda que muitos dos cães que estão no canil sofrem maus tratos ou foram abandonados. Há dois meses, após uma denúncia, um cachorro foi resgatado sem a língua.“A gente recebeu uma denúncia sobre um cão em um ferro velho que estava sem língua e não conseguia se alimentar. Hoje, graças a Deus, ele está bem, se recuperando e já ganhou peso. É um outro cão”, esclareceu.
Na casa do pai da auxiliar administrativa Ana Maria Silva existem cinco cachorros. Dois deles foram adotados recentemente. “Eles me encantaram, só não fiquei por que o meu quintal é pequeno. Como aqui tem espaço para eles correrem a vontade eu trouxe para cá”, explicou Ana Maria.

Para o aposentado José Guedes Silva os animais são ótimas companhias. “Eles são amigos de verdade, são irmão. Se pudesse teria mais para casa”, afirmou.

Centro de Zoonoses
A Prefeitura informou que o prédio que deve abrigar o Centro de Zoonoses da cidade está pronto desde o começo do ano, mas ainda falta ser feita a instalação de equipamentos e a contratação de pessoas para trabalhar.

Questionada sobre a possibilidade de aumentar o repasse de verba para a associação, a administração municipal informou que não tem recurso e, por isso, o valor vai ser mantido.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário