Descalvado, 20 de Setembro de 2018 Busca:   
Geral

Um alívio para o fraco ano do comércio

05/11/2014

De janeiro a agosto deste ano, o faturamento real (já descontada a inflação) das micro e pequenas empresas caiu 1,2% em relação a igual período de 2013. No comércio, o recuo foi ainda mais forte, de 5,5%, na mesma base de comparação, segundo a mais recente pesquisa do Sebrae-SP. Péssima constatação para o empreendedor, que tem visto seu negócio “derrapar” em consequência do fraco desempenho da economia brasileira. Porém, há um alento nesse cenário: o Natal se aproxima e traz a última oportunidade do ano para os varejistas compensarem os resultados desanimadores. Contudo, para aproveitar a data, o planejamento deve começar agora, já que envolve providências relativas a todos os aspectos da loja, como visual, organização, atendimento, etc.

Como a ideia é elevar os ganhos, será preciso chamar a atenção do consumidor. Uma iluminação de destaque na fachada é bem-vinda. Use lâmpadas piscantes que formam diversos desenhos, por exemplo. A vitrine deve não só espelhar o clima de Natal, mas contar uma história, uma cena ligada à data. Luzes, cores e objetos são fundamentais para compor o espaço, criar o clima e atrair a curiosidade dos passantes. Para facilitar, posicione os principais produtos na altura dos olhos das pessoas. No entanto, não exagere na quantidade; opte por privilegiar itens estratégicos.

Enfeite a parte interna e experimente dar vida às paredes usando tecidos, transparências, fotos e ilustrações. Coloque plantas e flores, pois embelezam e ainda camuflam locais menos interessantes. Exponha os produtos com equilíbrio, isto é, ocupando bem os espaços sem prejudicar a circulação tampouco deixando a loja com aparência de vazia.
Treine sua equipe para receber bem, com educação, paciência, interesse, prontidão e conhecimento do que é vendido.

Destine uma verba para divulgar seu negócio nas diferentes mídias (rádio, jornal, panfletos, mala direta, faixas, site, redes sociais, etc.). Faça parcerias com outros lojistas que vendem produtos complementares aos seus. Confeccionem material publicitário em conjunto, ofereçam vantagens aos consumidores como descontos e promoções compartilhadas.
Enfim, seja criativo e procure dar ao cliente o que você gostaria de encontrar em uma loja.




Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados