Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

SCIH da Santa Casa de São Carlos promove campanha da higienização das mãos

15/11/2014

Treinamento faz parte do protocolo no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde


A equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), da Santa Casa de São Carlos realizou na última quarta-feira, 12, treinamento com os colaboradores do hospital, com foco na higienização das mãos.

O treinamento, que foi realizado pela enfermeira Mayra Cândido, representante técnica da Rioquimica empresa de Ribeirão Preto, teve o objeto de sensibilizar o profissional de saúde e informar pacientes, acompanhantes e visitantes sobre a importância de lavar as mãos no ambiente hospitalar.

De acordo com a enfermeira do SCIH, Maria Carolina Bonelli a higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito relevante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. “Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde”, relatou.

De acordo com a enfermeira do SCIH, Priscila Fernanda Marretti Dias, as mãos não desinfetadas ou lavadas, é a principal via de transmissão de micro-organismos no ambiente hospitalar.

“A adesão dos profissionais de saúde a prática de lavar as mãos antes e após os procedimentos tem se tornado um desafio, tanto do Ministério da Saúde quanto para os Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), cuja missão intra-hospitalar é propor treinamentos, eventos construídos com as equipes multidisciplinares a partir da sua percepção do problema da baixa adesão à higienização das mãos”.

Esse evento foi uma das ações da Campanha de Higienização das Mãos realizadas em 2014 feitas pela Santa Casa.

A CAMPANHA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 2007 o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos, com o tema "Salve Vidas: Higienize as Mãos", com o objetivo de melhorar a higienização das mãos e reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários nos serviços de saúde, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) juntamente com as Instituições de saúde procura difundir ainda mais a questão da higienização.

O simples ato de higienizar as mãos, seja com água e sabão ou com produto alcoólico (liquido glicerinado, gel ou espuma), pode salvar muitas vidas, e a higiene das mãos, comprovadamente, evita a transmissão de microrganismos, protegendo pacientes, familiares, visitantes e profissionais da saúde contra as infecções.

“Higienizar as mãos, conforme preconizado nesta campanha consiste no primeiro passo para a busca da segurança e da excelência na qualidade da assistência ao paciente”, afirmou a médica infectologista Ana Lúcia Bernardes Soares que coordena a equipe do SCIH da Santa Casa.




Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados