SCIH da Santa Casa de São Carlos promove campanha da higienização das mãos

SCIH da Santa Casa de São Carlos promove campanha da higienização das mãos

Webmaster 15/11/2014 - 09:40
Treinamento faz parte do protocolo no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde


A equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), da Santa Casa de São Carlos realizou na última quarta-feira, 12, treinamento com os colaboradores do hospital, com foco na higienização das mãos.

O treinamento, que foi realizado pela enfermeira Mayra Cândido, representante técnica da Rioquimica empresa de Ribeirão Preto, teve o objeto de sensibilizar o profissional de saúde e informar pacientes, acompanhantes e visitantes sobre a importância de lavar as mãos no ambiente hospitalar.

De acordo com a enfermeira do SCIH, Maria Carolina Bonelli a higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito relevante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. “Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde”, relatou.

De acordo com a enfermeira do SCIH, Priscila Fernanda Marretti Dias, as mãos não desinfetadas ou lavadas, é a principal via de transmissão de micro-organismos no ambiente hospitalar.

“A adesão dos profissionais de saúde a prática de lavar as mãos antes e após os procedimentos tem se tornado um desafio, tanto do Ministério da Saúde quanto para os Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), cuja missão intra-hospitalar é propor treinamentos, eventos construídos com as equipes multidisciplinares a partir da sua percepção do problema da baixa adesão à higienização das mãos”.

Esse evento foi uma das ações da Campanha de Higienização das Mãos realizadas em 2014 feitas pela Santa Casa.

A CAMPANHA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 2007 o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos, com o tema "Salve Vidas: Higienize as Mãos", com o objetivo de melhorar a higienização das mãos e reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários nos serviços de saúde, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) juntamente com as Instituições de saúde procura difundir ainda mais a questão da higienização.

O simples ato de higienizar as mãos, seja com água e sabão ou com produto alcoólico (liquido glicerinado, gel ou espuma), pode salvar muitas vidas, e a higiene das mãos, comprovadamente, evita a transmissão de microrganismos, protegendo pacientes, familiares, visitantes e profissionais da saúde contra as infecções.

“Higienizar as mãos, conforme preconizado nesta campanha consiste no primeiro passo para a busca da segurança e da excelência na qualidade da assistência ao paciente”, afirmou a médica infectologista Ana Lúcia Bernardes Soares que coordena a equipe do SCIH da Santa Casa.


Logo do Facebook Deixe seu comentário