Reformado, avião de 66 anos voa pelos céus de Pirassununga

Reformado, avião de 66 anos voa pelos céus de Pirassununga

Webmaster 18/11/2014 - 12:08
PT-19 foi fabricado em 1948 e utilizado pela FAB até o início dos anos 60.
Piloto investiu R$ 12 mil para que aeronave pudesse voltar a decolar.



Um avião utilizado para treinamento pela Força Área Brasileira (FAB) continua voando pelos céus de Pirassununga (SP) mais de 60 anos após sua fabricação. O modelo, um Fairchild PT-19, foi fabricado no Brasil em 1948 e utilizado pela FAB até 1961. Depois de ser usado pelos militares, o avião voou até 2004 e passou anos parado. Mas a história do sexagenário ainda não havia chegado ao fim.

Ele passou por um processo de restauração de dois anos - no qual a fuselagem foi reconfigurada, recebendo uma proteção especial para diminuir a penetração do ar e da água - e voltou a decolar.

Segundo o piloto Thiago Sabino, foram gastos R$ 12 mil com a restauração, e coube a Carlos Cesar Lindman "dar a partida" após o processo.

Voluntário do aeroclube da cidade, ele nunca pilotou uma aeronave, mas conhece bem a máquina, que possui autonomia para quatro horas de voo, asas de madeira e precisa que seja dada corda em uma manivela para decolar. “O avião normal é acionado por um botão na cabine. Nesse é pelo lado de fora, como fosse dar corda em um relógio”, contou. E de tempo o avião entende.

O PT-19 integrava um grupo de 232 aviões fabricados no país para servir à FAB, de acordo com Sabino. “Dessas aeronaves só restou essa em condições de voo. Ela foi usada na Força Aérea Brasileira, em alguns aeroclubes e está conosco até hoje”, contou o piloto, que tem o seu modelo como um xodó.

“Costumo dizer que é um filho único de mãe solteira. É uma joia única que a gente tem de cuidar, vale o carinho que a gente dá para ela, toda a nossa atenção. Ela vai voar por muito tempo”, completou.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário