Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Alessandro de Melo Rosa assume a Prefeitura de Ibaté, com liminar

25/11/2014

Prefeito e vice estavam afastados por acusações de abuso de poder.
Antiga prefeita, Lu Spilla diz que se sente "feliz" por passar o cargo.


O prefeito eleito de Ibaté (SP), Alessandro Magno de Melo Rosa (PSDB), assumiu a Prefeitura nesta segunda-feira (24). Uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estipula que ele e o vice, Horácio do Carmo Sanchez, devem ficar no cargo até o fim do processo sobre a eleição.

Ao todo, Alessandro passou 17 meses afastado do cargo, que nesse período foi ocupado por Lucieni Spilla Ferrari (PSDB). "Fizeram justiça, foi feita a vontade da população de Ibaté", disse ele, que relacionou o afastamento a “uma busca incessante pelo poder de alguns adversários que não se conformaram com a vontade popular”.

Para Alessandro, as mudanças na administração municipal geraram prejuízos para a população e agora a intenção é dar continuidade ao que vinha sendo feito pelos governos tucanos de José Luiz Parella e da própria Lu Spilla. "Vários investimentos foram suspensos por conta dessa briga política. Ela prejudicou o comércio, a indústria, a administração e inclusive os funcionários públicos", afirmou.

Convidada para assessorar a Prefeitura, Spilla disse que foi difícil “colocar a casa em ordem” nesse cenário, mas que as obras foram retomadas e devem ser continuadas. “Hoje eu me sinto feliz por estar passando o cargo para ele porque, na verdade, ele não deveria ter saído”.

Histórico
Na última quinta-feira (20), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminares que suspenderam as cassações de Alessandro e Horácio. Ambos foram cassados em maio de 2013 por abuso de poder econômico e político, além da realização de propaganda institucional durante a campanha.

De acordo com o TSE, a medida foi tomada porque a demora para o julgamento do caso estaria prejudicando os dois eleitos, há meses fora dos cargos. Em uma suposta prática de abuso do poder econômico, Parella, prefeito durante 2005 e 2012, teria custeado com recursos próprios 12 outdoors e a revista intitulada "8 anos que mudaram a história de Ibaté", noticiando todas as benfeitorias e os benefícios implementados na sua gestão de modo a beneficiar a candidatura de Alessandro.

O ministro João Otávio de Noronha disse que foi julgado favorável o Respe 425-12/SP, sobre as questões discutidas nos dois processos presentes. Isso teria afastado a prática do abuso de poder econômico. No entanto, o juiz eleitoral da 410ª zona eleitoral não reconduziu Alessandro e Sanchez aos cargos pelo fato de existirem pendências judiciais em nome dos políticos.

Como a demora do julgamento estaria prejudicando os envolvidos, o ministro deferiu as liminares requeridas por meio de ações cautelares, determinando a recondução de ambos aos cargos de prefeito e vice-prefeito até o julgamento do recurso especial eleitoral.

No comando
Neste período, quem esteve no comando da Prefeitura foi Lu Spilla. A candidata recebeu 9.660 votos, o equivalente a 52,32% do total de votos válidos na eleição do dia 6 de outubro de 2013.

Lu Spilla concorreu ao cargo "sub judice". Ela teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral de São Carlos por ser namorada de Parella. Ela nega a afirmação e diz que não tem união estável com ninguém.

Em meio à confusão, a prefeita eleita tomou posse em novembro de 2013, depois de ter a cerimônia oficial cancelada pela Câmara Municipal. O fato ocorreu após o fim do ato simbólico, realizado na praça central da cidade.


G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados