Alessandro de Melo Rosa assume a Prefeitura de Ibaté, com liminar

Alessandro de Melo Rosa assume a Prefeitura de Ibaté, com liminar

Webmaster 25/11/2014 - 12:59
Prefeito e vice estavam afastados por acusações de abuso de poder.
Antiga prefeita, Lu Spilla diz que se sente "feliz" por passar o cargo.


O prefeito eleito de Ibaté (SP), Alessandro Magno de Melo Rosa (PSDB), assumiu a Prefeitura nesta segunda-feira (24). Uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estipula que ele e o vice, Horácio do Carmo Sanchez, devem ficar no cargo até o fim do processo sobre a eleição.

Ao todo, Alessandro passou 17 meses afastado do cargo, que nesse período foi ocupado por Lucieni Spilla Ferrari (PSDB). "Fizeram justiça, foi feita a vontade da população de Ibaté", disse ele, que relacionou o afastamento a “uma busca incessante pelo poder de alguns adversários que não se conformaram com a vontade popular”.

Para Alessandro, as mudanças na administração municipal geraram prejuízos para a população e agora a intenção é dar continuidade ao que vinha sendo feito pelos governos tucanos de José Luiz Parella e da própria Lu Spilla. "Vários investimentos foram suspensos por conta dessa briga política. Ela prejudicou o comércio, a indústria, a administração e inclusive os funcionários públicos", afirmou.

Convidada para assessorar a Prefeitura, Spilla disse que foi difícil “colocar a casa em ordem” nesse cenário, mas que as obras foram retomadas e devem ser continuadas. “Hoje eu me sinto feliz por estar passando o cargo para ele porque, na verdade, ele não deveria ter saído”.

Histórico
Na última quinta-feira (20), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminares que suspenderam as cassações de Alessandro e Horácio. Ambos foram cassados em maio de 2013 por abuso de poder econômico e político, além da realização de propaganda institucional durante a campanha.

De acordo com o TSE, a medida foi tomada porque a demora para o julgamento do caso estaria prejudicando os dois eleitos, há meses fora dos cargos. Em uma suposta prática de abuso do poder econômico, Parella, prefeito durante 2005 e 2012, teria custeado com recursos próprios 12 outdoors e a revista intitulada "8 anos que mudaram a história de Ibaté", noticiando todas as benfeitorias e os benefícios implementados na sua gestão de modo a beneficiar a candidatura de Alessandro.

O ministro João Otávio de Noronha disse que foi julgado favorável o Respe 425-12/SP, sobre as questões discutidas nos dois processos presentes. Isso teria afastado a prática do abuso de poder econômico. No entanto, o juiz eleitoral da 410ª zona eleitoral não reconduziu Alessandro e Sanchez aos cargos pelo fato de existirem pendências judiciais em nome dos políticos.

Como a demora do julgamento estaria prejudicando os envolvidos, o ministro deferiu as liminares requeridas por meio de ações cautelares, determinando a recondução de ambos aos cargos de prefeito e vice-prefeito até o julgamento do recurso especial eleitoral.

No comando
Neste período, quem esteve no comando da Prefeitura foi Lu Spilla. A candidata recebeu 9.660 votos, o equivalente a 52,32% do total de votos válidos na eleição do dia 6 de outubro de 2013.

Lu Spilla concorreu ao cargo "sub judice". Ela teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral de São Carlos por ser namorada de Parella. Ela nega a afirmação e diz que não tem união estável com ninguém.

Em meio à confusão, a prefeita eleita tomou posse em novembro de 2013, depois de ter a cerimônia oficial cancelada pela Câmara Municipal. O fato ocorreu após o fim do ato simbólico, realizado na praça central da cidade.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário