Descalvado, 21 de Julho de 2018 Busca:   
Geral

Alimentação na terceira idade deve ser rica em nutrientes

27/11/2014

O paladar e o olfato já não têm a mesma eficiência na terceira idade. Nesse caso, alimentos mais fáceis de serem ingeridos, como as sopas, acabam sendo a preferência, e muitos nutrientes importantes ficam de lado. "O ideal é que o idoso faça as três refeições principais (café, almoço e jantar), intercalando com pequenos lanches", explica Fernanda Lima, nutricionista do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).

A dieta deve incluir o grupo dos cereais, dando preferência aos produtos integrais e aos alimentos na sua forma natural. O clássico arroz com feijão, além de ser barato, fornece proteínas vegetais importantes para o organismo."Talvez pela falta de dentes ou próteses mal adequadas, alguns idosos optam por não comer carne, mas isso é um erro", adverte a nutricionista. As proteínas são ótimas no combate à perda da massa muscular.

Outro alerta que a especialista faz é que além de consumir alimentos saudáveis, é importante criar uma rotina de refeições, mastigar bem a comida, o que facilita a digestão e a absorção dos nutrientes, e evitar pratos volumosos. "O importante é apreciar a comida. Sente-se confortavelmente e leve o tempo que for necessário", finaliza. (Do Portal do Governo do Estado)



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados