Descalvado, 24 de Setembro de 2018 Busca:   
Geral

Sobre teoria, prática, capacitação e possibilidades

27/11/2014

Teoria e prática devem andar juntas. Essa afirmação vale para um sem número de situações, inclusive para os negócios. Quem reúne os dois elementos consegue enfrentar melhor os problemas e encontrar soluções para tornar sua empresa mais competitiva.

É característica do empreendedor brasileiro querer colocar a mão na massa logo, fazer acontecer sem dedicar muito tempo para a preparação. Ele confia no instinto e vai em frente. Mas dessa forma, é obrigado a aprender no dia a dia, da forma mais difícil. Pesquisa do Sebrae-SP comprova esse comportamento arriscado ao mostrar que 55% dos donos de micro e pequenas empresas (MPEs) não fazem um plano de negócio antes de começar, e a falta de planejamento aparece como um dos principais motivos para o fim dos empreendimentos.

Por isso insisto: é preciso aliar a vivência com conhecimento teórico para superar obstáculos.

Vejamos o exemplo do comércio, setor que está enfrentando um ano difícil. O desempenho fraco da economia brasileira tem inibido o consumo interno, motor das MPEs. Além disso, a Copa do Mundo reduziu o número de dias úteis e prejudicou as vendas. O resultado está em outra pesquisa do Sebrae-SP que revela que de janeiro a setembro, o faturamento das MPEs do comércio paulista caiu quase 5% ante igual período de 2013.

Não há fórmula mágica; a resposta para encarar as dificuldades é qualificação tanto do negócio quanto do seu proprietário. Nesse sentido, o Sebrae-SP tem várias iniciativas para unir teoria e prática e a mais recente é direcionada justamente para o comércio, mais especificamente o varejo de roupas. Trata-se do Ponto de Atendimento inaugurado no bairro do Brás, na capital paulista. No local foi instalada uma loja modelo do varejo de roupas, já que a região recebe diariamente cerca de 300 mil pessoas, entre consumidores finais e comerciantes de confecção. É oferecida toda a orientação para a montagem de um estabelecimento do ramo, com aulas práticas e consultoria do Sebrae-SP especializada em administração de varejo. O interessado sai de lá sabendo como expor seus produtos e como gerir o negócio com eficiência. Tudo para fornecer ao comerciante condições de melhorar, driblar crises e se destacar no mercado.

Vontade é a semente para o empreendimento nascer, mas é a técnica que vai mantê-lo vivo. O empresário deve lembrar sempre disso.

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados