André Fernandes presidirá Conselho Regional de Desenvolvimento Rural

André Fernandes presidirá Conselho Regional de Desenvolvimento Rural

Webmaster 13/01/2010 - 16:54
O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, André Fernandes, foi eleito presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) – entidade que agrega conselhos de dezesseis municípios da região. A vice-presidência ficou a cargo do atual presidente do Conselho na cidade de Araraquara, Mario José Sávio. O cargo de secretário será ocupado pelo engenheiro agrônomo Eraldo Antonio Núncio. Fernandes foi eleito por unanimidade. O cargo não é remunerado.

A reunião para a escolha dos novos dirigentes ocorreu na última terça-feira (12), na cidade de Araraquara. O CRDR é composto pelos municípios de Descalvado, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Dourado, Gavião Peixoto, Ibaté, Matão, Motuca, Nova Europa, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Lúcia, São Carlos, Tabatinga, Trabiju e Araraquara.

Antes da eleição, o diretor técnico da Divisão de Desenvolvimento Rural de Araraquara, Eraldo Núncio, fez uma apresentação discorrendo sobre a importância da participação de todos os membros do Conselho, em busca de políticas públicas que possam melhorar as condições de vida das comunidades. Núncio ressaltou que “para tanto é preciso sensibilização e mobilização. Trata-se de um trabalho voluntário e solidário, sem remuneração, valorizando o altruísmo e a solidariedade”.

Logo após a leitura do Estatuto do CRDR, a palavra foi franqueada aos presentes. A secretária municipal de Agricultura de São Carlos, Maria Regina Silva Bortolotti, falou sobre a importância que as secretarias de Agricultura vem adquirindo nos últimos tempos, assumindo novas propostas relacionadas à seguridade alimentar e à facilitação do acesso do alimento às entidades que prestam serviços sociais e às famílias em condições de risco.

“Por outro lado”, afirmou Bortolotti, “há agora um profundo apoio aos agricultores familiares, já que o governo federal editou uma lei obrigando as prefeituras a adquirem 30% do que é produzido por pequenos agricultores para ser destinado à merenda, como forma de inserção social, visando gerar emprego e renda”.

André Fernandes destacou a importância daquele momento, afirmando que com a união de todos será possível conseguir mais recursos junto aos órgãos governamentais.

Para o presidente eleito, a agricultura familiar é de suma importância, mas que é preciso também olhar com carinho para os pequenos produtores, citando alguns projetos descalvadenses como exemplo. “Nós também temos assentados e estamos elaborando programas dentro do convênio Brasil-Itália, firmado pelo prefeito Luís Antonio Panone, que prevê benefícios àquelas comunidades. Os assentados também vão contribuir com a merenda, oferecendo seus produtos”.
Fernandes, no entanto, ressaltou que é preciso atender também os pequenos produtores. “No caso de Descalvado, também olhamos para os agricultores que produzem leite e mel. Nós conseguimos recursos para a construção da Casa do Mel e do Entreposto de beneficiamento do produto. Na mesma sequência, obtivemos recursos para a Usina de Beneficiamento de Leite”.

Eleição – Antes dos conselheiros escolherem o novo presidente, a secretária Bortolotti apresentou a candidatura de André Fernandes, destacando o fato dele ser “jovem e dinâmico”. Bortolotti também discorreu sobre a capacidade de trabalho do descalvadense, posto que ambos desenvolvem projetos comuns envolvendo as duas cidades. Em seguida, sob aplausos, os conselheiros aclamaram Fernandes presidente. O mandato terá duração de dois anos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário