Vereadores põem fim à votação secreta na Câmara

Vereadores põem fim à votação secreta na Câmara

Webmaster 12/12/2014 - 07:59
Eleição para o Presidente da Câmara e composição da Mesa também serão abertas. Projeto já está valendo para escolhas do biênio 15/16, que ocorrem na próxima segunda-feira

Na segunda-feira, 08 de dezembro, a Câmara Municipal de Descalvado aprovou o Projeto de Resolução 02/14, de autoria do vereador Helton Venâncio (PSDB), que extinguiu a votação secreta para eleição de Presidente do Poder Legislativo e os componentes da Mesa Diretora da Casa. No ano passado, as demais votações secretas, como denominações de logradouros, já haviam sido extintas pelos atuais vereadores.

Dessa maneira, a eleição para Presidente da Casa e composição da Mesa para o biênio 2015/2016, a ser realizada na próxima segunda-feira (15), já será feita abertamente. Os vereadores devem manifestar suas escolhas em cédulas nominais assinadas por cada um dos edis.

Antes da discussão do Projeto de Resolução, o vereador Rubens Rezende (PSDB) solicitou adiamento de votação. Em sua justificativa, o vereador entendeu que alguns pontos precisariam ser esclarecidos. O pedido de Rubens foi rejeitado por cinco vereadores: Guto Cavalcante (PTB), Argeu Reschini (PROS), Vick Francisco (PPS), Helton Venâncio (PSDB) e José Dias Bolcão (DEM). Coube ao Presidente da Câmara o desempate. Anderson Sposito (DEM) também se manifestou contrariamente ao adiamento. Sendo assim, o Projeto de Votação Aberta foi discutido e votado na mesma sessão e aprovado pela maioria dos vereadores, tendo os votos contrários somente de Rubens e Edevaldo Guilherme (PMDB).

COMO SERÁ A VOTAÇÃO ABERTA?
A votação ocorrerá na Ordem do Dia.
A escolha será da seguinte maneira: haverá a distribuição de cédula aos 11 vereadores. A cédula será preenchida manualmente por cada um deles, que deverão discriminar os seguintes votos: Presidente da Câmara, Vice Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário. Em seguida, o vereador deverá escrever o seu nome e assinatura.

As cédulas preenchidas serão entregues ao atual Presidente da Câmara, Anderson Sposito, que proclamará o resultado aos vereadores e ao público presente.

Os novos: Presidente da Câmara, 1º Secretário e 2º Secretário iniciarão seus mandatos a partir de 1º de Janeiro de 2015, sendo a primeira Sessão Ordinária no dia 2 de Fevereiro.


Logo do Facebook Deixe seu comentário