Descalvado, 19 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Itirapina deve indenizar em R$ 20 mil jovem que teve atendimento negado

13/12/2014

Em 2009, garoto foi picado por cobra cascavel e não foi atendido em hospital.
Departamento Jurídico da Prefeitura informou que irá recorrer da decisão.


O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) condenou o município de Itirapina (SP) a indenizar um adolescente em R$ 20 mil por danos morais, após negar atendimento médico na rede pública de saúde, em 2009. O departamento jurídico da Prefeitura informou que irá recorrer da decisão.

Na época, o garoto com 14 anos foi picado por uma cobra cascavel e se dirigiu a um hospital municipal com dores. No entanto, ele teve os primeiros-socorros negados por ser menor de idade. O menino retornou ao local acompanhado de uma parente e acabou permanecendo internado por nove dias em Rio Claro (SP).

“Se o adolescente tivesse sido ao menos examinado por profissional competente, não lhe seria imposto dirigir-se a pé à residência da avó e retornar tempos após, em condição muito mais grave, que dificultou e prolongou o período de recuperação, gerando não só situação de risco grave, como dor e afastamento das atividades escolares”, afirmou a relatora Luciana Bresciani.

Gestão anterior
Em nota, a Prefeitura informou que pretender interpor recurso especial ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque a condenação ocorreu na gestão anterior. Além disso, segundo o texto, a responsabilidade do hospital somente se configura quando comprovada a culpa do médico. "Assim, se a médica não foi condenada, impossível imputar responsabilidade do município".

O departamento jurídico alegou ainda que houve condenação ao pagamento de juros de 1% mês e correção pela tabela prática do TJ-SP, portanto, é necessário que o STJ corrija a decisão. "Como a condenação imposta é de natureza não tributária, os juros moratórios devem ser calculados com respaldo nos juros incidentes sobre a caderneta de poupança e que a correção monetária deverá ser calculada pelo IPCA", explicou o texto.


G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados