Conheça Descalvado é o primeiro programa de turismo de 2010

Conheça Descalvado é o primeiro programa de turismo de 2010

Webmaster 19/01/2010 - 17:27

Intenção é reforçar o conhecimento da comunidade sobre pontos turísticos do município


A nova equipe de trabalho da Divisão de Turismo vai apresentar para a comunidade o seu primeiro programa destinado a divulgar e explorar os pontos turísticos de Descalvado, com a intenção primeira de divulgar entre os descalvadenses as potencialidades no setor de turismo.

O programa recebeu o nome de “Conheça Descalvado” e tem como objetivo principal fazer com que a população, de um modo em geral, encare o turismo como algo presente e viável, implicando na geração de emprego, renda e na preservação e conservação do município.

Dentro do programa “Conheça Descalvado” estão inseridos aspectos importantes como tornar o município atrativo para os visitantes, preservar a cultura local, seu patrimônio histórico e ambiental, ou seja, valorizar o município interna e externamente.

“Com a chegada da nova equipe, com os turismólogos Thiago Pistori, Lara De Marco e Mara Pessoa, estamos conseguindo materializar algumas propostas dentro do turismo. E o trabalho dos três já começa a apresentar resultados com o surgimento dos primeiros programas. Agora precisamos buscar o engajamento da comunidade para que posamos dar um salto ainda maior no que se refere a exploração turística de Descalvado”, comentou o secretário de esportes e turismo Paulinho Saggiorato.

O programa “Conheça Descalvado” se apresenta em duas vertentes: o “City Tour” e a “Eco-Caminhada”.

O “City Tour” deverá ser uma oportunidade diferente e divertida para o conhecimento da história do município. Utilizando o trenzinho que está disponível na Prefeitura Municipal, as pessoas percorrerão diversos pontos da cidade e da zona rural conhecendo as particularidades de cada um desses pontos.

Todo esse trabalho de pesquisa já está pronto. Numa primeira etapa a intenção é que o programa atinja os alunos das escolas locais.

“Queremos mobilizar também a comunidade jovem para que ela seja propagadora das nossas ações e da boa imagem de Descalvado, levando ao conhecimento das pessoas que nos visitam e da própria população alguns locais interessantes”, completou Lara De Marco, neta do historiador Gerson Alfio de Marco e que, portanto, trás da família a dedicação pelo interesse na preservação da história do município.

Lançamento do programa será no dia 31, com a Eco-Caminhada

A segunda vertente do programa “Conheça Descalvado” é o projeto “Eco-caminhada”, conciliando esporte e turismo para o aproveitamento de espaços na zona rural com potencialidades turísticas. Na “Eco-caminhada”, além do aspecto de conhecimento e divulgação dos atrativos naturais, também esta inserida a preocupação com a preservação e conservação desses locais.

O lançamento do programa ocorrerá no próximo dia 31 de janeiro, domingo, na Fazendo Bela Aliança e deverá contar com a presença de autoridades, imprensa e empresários convidados pela SELT .

O deslocamento da cidade até a Fazenda Bela Aliança está previsto para ser com o Trenzinho da Prefeitura Municipal, e no caminho já deverão ser abordados aspectos importantes da história de Descalvado na época do café.

Ao chegarem à Fazenda os participantes da Eco-Caminhada receberão mais informações históricas e estarão participando de uma caminhada por trilhas no interior da propriedade, onde conhecerão locais como cascata, uma figueira que está entre as maiores do Brasil, um rio de quartzo e muitos outros atrativos.

Mara Aristeu Pessoa é outra componente da equipe da SELT que está colocando os seus conhecimentos em prática. Como aluna do curso de turismo teve oportunidade de participar de projetos de pesquisas abordando as fazendas históricas do Estado de São Paulo.

“Descalvado tem uma história muito rica com suas fazendas centenárias e precisamos aproveitá-las dentro do processo de desenvolvimento turístico do município. Na Fazenda Bela Aliança, com a primeira versão da “Eco-Caminhada”, estaremos dando este importante passo”, destacou Mara.

Em breve a equipe de turismo da SELT deverá se instalar na Praça João Marchetti (Fepasa), onde funcionará também o CIT – Centro de Informações Turísticas.

O novo diretor da SELT, Thiago Pistori, tem se empenhado em criar um novo conceito de turismo em Descalvado. “Ainda não encontramos a prática do turismo de forma acentuada e ordenada e esta é a nossa primeira missão. Sabemos que na economia mundial o turismo representa 6% do PIB global e vem se caracterizando também como uma atividade política, social e cultural das mais expressivas. Em breve, das cidades do mesmo porte, seremos a única da região a ter um plano diretor voltado exclusivamente para o turismo. É uma grande evolução e vamos trabalhar no sentido de avançarmos nesta questão, finalizou Thiago.

Logo do Facebook Deixe seu comentário