Santa Casa de São Carlos vacina profissional de saúde contra coqueluche

Santa Casa de São Carlos vacina profissional de saúde contra coqueluche

Webmaster 21/01/2015 - 08:01
Campanha faz parte da estratégia do Ministério da Saúde no controle de focos da doença em ambiente intra-hospitalar

A Santa Casa de São Carlos realiza amanhã, 20, e na quarta-feira, 21 a vacinação dos profissionais de saúde para imunizar a equipe médica e de enfermagem contra a Coqueluche. A meta é atingir 160 profissionais. A ação faz parte da estratégia do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital no combate os crescentes casos da doença, em ambiente intra-hospitalar, registrado no Brasil e no mundo.

De acordo com a enfermeira do SCIH, Maria Carolina B. Spadacini, ou Carol, como é conhecida na Santa Casa, nesse primeiro momento, a vacina será oferecida para os profissionais que tem contato direto com recém-nascidos.
“A coqueluche é uma doença infectocontagiosa aguda do trato respiratório causada pela bactéria Bordetella Pertussis. A doença é altamente contagiosa e sua taxa de ataque pode chegar a 90% entre contatos não imunizados. Ela pode acometer pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, os mais acometidos pela doença são lactentes e crianças menores, que tendem a apresentar quadros com maior gravidade e complicações”, relatou.

Segundo a enfermeira, houve aumento expoente de casos de coqueluche no Brasil e no mundo nos últimos três anos. “Não se sabe ao certo o verdadeiro motivo do novo surto da doença, porém algumas hipóteses foram levantadas: aumento do diagnóstico da doença, melhora da vigilância e notificação de casos, perda da imunidade ao longo do tempo após a vacinação, menor efetividade das vacinas acelulares”, relatou.

Considerando a situação epidemiológica da doença e a necessidade de proteger o binômio mãe-filho, a vacina DTPa será incorporada ao Calendário de Nacional de Vacinação para a gestante e os profissionais de saúde (médico anestesista, ginecologista, obstetra, neonatologista, pediatra, enfermeiro e técnico de enfermagem) que atendam recém-nascidos nas maternidades e berçários/UTIs neonatais.

Os profissionais de saúde têm risco aumentado de coqueluche quando comparados à população geral. Além disso, esses profissionais podem transmitir a doença para os suscetíveis. O surto intra-hospitalar de coqueluche envolvendo médicos e enfermeiros foram descritos nos Estados Unidos, Canadá e França. A vacinação de profissionais de saúde é um dos componentes das medidas para o controle da coqueluche, principalmente nos berçários/UTI neonatal.
Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2015 o NHE (Núcleo Hospitalar de Epidemiologia) realiza campanha de vacinação in loco na Santa Casa para imunização, cujo a meta é atingir 160 profissionais.



Logo do Facebook Deixe seu comentário