Pesquisador Fabio Sussel diz que a reprodução de espécies no Rio Mogi Guaçu chega a 50% do nível normal

Pesquisador Fabio Sussel diz que a reprodução de espécies no Rio Mogi Guaçu chega a 50% do nível normal

Webmaster 21/01/2015 - 08:01
A estiagem registrada no Estado de São Paulo afetou o nível do Rio Mogi Guaçu em Pirassununga (SP) e diminuiu drasticamente as expectativas de reprodução de espécies. Mas agora, a pouco mais de um mês do fim da piracema, o cenário é melhor. O primeiro balanço dos especialistas aponta que muitos peixes conseguem subir o rio e o índice de reprodução já corresponde à metade do esperado.

"A piracema deste ano foi 50% do que se esperava para um ano normal, porém, em relação à situação crítica em que estava o Rio Mogi, podemos dizer que tivemos, sim, uma boa piracema", afirmou Fábio Sussel, pesquisador da Associação Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).
Os meteorologistas calculam que a região fechou o ano com um déficit hídrico de 660 milímetros. A escassez repercutiu na mudança da paisagem, do ciclo de reprodução e da rotina de quem depende da natureza para viver, como o pescador Durval Penha Francisco. "Precisa torcer para o rio encher para que esse peixe que desovou vingue".

E a torcida parece estar dando certo. Neste ano, o dourado está se saindo melhor na corrida pela reprodução, mas o que mais animou quem observa a piracema é que uma das 14 espécies ameaçadas de extinção já foi vista no rio.

"A população avistou um jaú de grande porte, estima-se um peixe de mais de 50 kg, o que é uma boa notícia. Se foi possível ver um, provavelmente havia outros exemplares da mesma espécie e se esse peixe conseguiu se reproduzir, seja fêmea ou macho, deixou um bom material genético no rio. Vamos torcer para que ele tenha se reproduzido", contou Sussel.

Outra boa notícia é que uma forte chuva deve atingir a região no fim do mês, elevando o nível do Mogi Guaçu, facilitando a migração dos peixes e contribuindo para o aumento da reprodução.



Logo do Facebook Deixe seu comentário