Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Pesquisador Fabio Sussel diz que a reprodução de espécies no Rio Mogi Guaçu chega a 50% do nível normal

21/01/2015

A estiagem registrada no Estado de São Paulo afetou o nível do Rio Mogi Guaçu em Pirassununga (SP) e diminuiu drasticamente as expectativas de reprodução de espécies. Mas agora, a pouco mais de um mês do fim da piracema, o cenário é melhor. O primeiro balanço dos especialistas aponta que muitos peixes conseguem subir o rio e o índice de reprodução já corresponde à metade do esperado.

"A piracema deste ano foi 50% do que se esperava para um ano normal, porém, em relação à situação crítica em que estava o Rio Mogi, podemos dizer que tivemos, sim, uma boa piracema", afirmou Fábio Sussel, pesquisador da Associação Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).
Os meteorologistas calculam que a região fechou o ano com um déficit hídrico de 660 milímetros. A escassez repercutiu na mudança da paisagem, do ciclo de reprodução e da rotina de quem depende da natureza para viver, como o pescador Durval Penha Francisco. "Precisa torcer para o rio encher para que esse peixe que desovou vingue".

E a torcida parece estar dando certo. Neste ano, o dourado está se saindo melhor na corrida pela reprodução, mas o que mais animou quem observa a piracema é que uma das 14 espécies ameaçadas de extinção já foi vista no rio.

"A população avistou um jaú de grande porte, estima-se um peixe de mais de 50 kg, o que é uma boa notícia. Se foi possível ver um, provavelmente havia outros exemplares da mesma espécie e se esse peixe conseguiu se reproduzir, seja fêmea ou macho, deixou um bom material genético no rio. Vamos torcer para que ele tenha se reproduzido", contou Sussel.

Outra boa notícia é que uma forte chuva deve atingir a região no fim do mês, elevando o nível do Mogi Guaçu, facilitando a migração dos peixes e contribuindo para o aumento da reprodução.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados