Piscinas do CTL "Daltayr Anacleto Pozzi" têm registrado alta frequência neste Verão

Piscinas do CTL "Daltayr Anacleto Pozzi" têm registrado alta frequência neste Verão

Webmaster 23/01/2015 - 12:54
Sol, verão e muito calor. Um convite perfeito para passar o dia se refrescando numa ampla e piscina. Pois é isso o que tem feito uma boa parcela da população que, desde o início do verão deste ano, tem frequentado as piscinas do Centro de Lazer do Trabalhador "Daltayr Anacleto Pozzi".

De acordo com o Diretor de Esportes, Adnan Jarina, a recomendação do prefeito Henrique Fernando do Nascimento foi para que a manutenção do complexo aquático fosse feita para permitir o aproveitamento total por parte da população e, assim tem sido.

“Nos últimos dias temos registrado uma frequência de aproximadamente 150 pessoas por dia; aos finais de semana esse número aumenta.”, explicou Adnan.

O funcionamento das piscinas – uma infantil e outra semiolímpica - se dá de terça a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 15h às 18h. Aos finais de semana o horário é estendido, das 9h às 12h e das 14h às 19h. Para ter acesso ao complexo aquático é necessário apresentar a ‘carteirinha’ do Ginásio de Esportes com o exame médico em vigência.

“O exame médico é realizado toda quarta-feira, nas dependências do Ginásio de Esportes, das 18h às 19h e é gratuito. É feito pelo médico Dr. João Geraldo Traldi Jr.,, cuja vigência é de três meses”, salientou o diretor de esportes.

Secretaria de Saúde recomenda cuidados com a exposição no sol
Não se pode dizer que o sol é um vilão, já que ele traz benefícios à saúde e, o mais importante, sem ele não haveria vida na terra. Mas, quando ocorre a exposição solar indevida, ele pode nos causar queimaduras, envelhecimento, câncer da pele, dano ocular, alergias e alterações imunológicas. Por isso da importância do uso do protetor solar e de outros cuidados com o sol.


Visando o aproveitamento com os cuidados necessários das piscinas do CLT "Daltayr Anacleto Pozzi", a Secretaria de Saúde, em colaboração à Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, preparou algumas recomendações, destinadas aos frequentadores do complexo aquático.

Sabe-se que o sol produz vários tipos de irradiação, mas as que nos importa são a UVA e a UVB (radiação ultravioleta ). Esses dois tipos de radiação são nocivos a nosso organismo, sendo que a UVA é 1000 vezes menos intensa que a UVB. Mas a UVA causa também danos como o envelhecimento precoce e até o câncer de pele.

O horário de maior radiação solar é entre 10 e 16 horas. É nesse período que o sol causa mais danos ao nosso organismo, e por isso, a exposição ao sol deve ser bastante restrita durante esse horário.

No dia a dia, devemos aplicar o protetor solar pela manhã, na hora do almoço e no meio da tarde. O filtro solar deve ser usado em todas as épocas de ano, e não apenas nos dias ensolarados.

Os filtros solares nos protegem das seguintes maneiras: através da absorção, reflexão ou espalhamento da radiação incidente. Este deve ser aplicado 20 minutos antes da exposição ao sol, para que haja a absorção completa pela pele, e usar no mínimo o fator de proteção solar (FPS) 15, e reaplicado de tempo em tempo.

O que significa FPS (fator de proteção solar)? Se a pele fica vermelha após 15 minutos de exposição solar, usando FPS 15, ela ficará protegida por 150 minutos (10x15), ou seja, por duas horas e meia.

Por exemplo, se você for à piscina, o protetor solar deve ser aplicado de duas em duas horas e também sempre que entrar na água, ou quando houver transpiração excessiva. Existem protetores que são a prova de água, ou seja, aderem mais a pele, mas não se pode garantir que não saiam na água, então devem ser reaplicados com a mesma frequência.

Não podemos nos esquecer dos lábios, orelhas, pés, mãos e dos olhos que têm que ser protegidos pelo uso dos óculos de sol. Os calvos não podem se esquecer do uso de protetor solar no couro cabeludo.

No dia a dia, devemos aplicar o protetor solar pela manhã, na hora do almoço e no meio da tarde. O filtro solar deve ser usado em todas as épocas de ano, e não apenas nos dias ensolarados. A radiação UVA, grande responsável pelo envelhecimento precoce, mantém-se praticamente constante em todas as estações do ano, e mesmo nos dias nublados e chuvosos. Dê mais atenção às regiões que ficam mais expostas ao sol como rosto, pescoço, orelhas, colo, braços e mãos. Outra coisa importante é não economizar na quantidade.

E quem quer adquirir uma pele bronzeada? Essas pessoas devem se bronzear de maneira gradual e com proteção, pois a ação dos raios solares na estimulação da produção da melanina (o pigmento da pele) só ocorre após 48 horas da primeira exposição. Assim o bronzeado vai aparecendo gradativamente, e com menos risco para a saúde.

Quem deve usar o protetor solar? Todo mundo e sempre, e as crianças a partir do sexto mês de vida, antes disso deve se evitar a exposição solar e usar roupas adequadas. Tomar o cuidado de usar protetor solar hipoalérgico para as crianças e idosos, pois a pele destes é mais sensível.


Logo do Facebook Deixe seu comentário