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Brasil e Mundo

Site feito por alunos da USP e UFSCar visa aproximar população e prefeituras

29/01/2015

Um site criado por estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos (SP), possibilita a população de todo país a ter uma comunicação mais próxima e eficaz com a administração pública local. A ideia surgiu em decorrência de outro projeto lançado pelo grupo em 2013. O Cidadera permite fazer, por exemplo, mais de 80 tipos de reclamações sobre transporte público, mato alto e lixo nas ruas. Disponível em português, espanhol e francês, o portal funciona em mais de 20 cidades brasileiras e conta com mais de 50 mil usuários.

Por meio do site, a população pode reclamar, postar fotos e apontar a localização do problema no mapa da cidade, através de pontos vermelhos. A ferramenta já está disponível e tem cerca de 10 mil queixas em aberto.

“A gente teve a ideia de fazer o site para criar um canal e transparente para a população registrar suas reclamações. E, à medida que o serviço ficou conhecido, passou a ser acessado no país todo com registros de diversos tipos de problemas”, afirmou o empresário Thiago Cristof.

A novidade pode ser uma solução para os cidadãos que sempre usaram os meios convencionais, como telefone e site institucional, para reclamar e não obtiveram retorno. “Eu faço mais reclamação pelo site da Prefeitura, só que infelizmente não somos atendidos”, relatou o aposentado Gilberto Orlandi.

O engenheiro eletricista Alvaro Macedo da Silva torceu o pé em uma calçada no Centro de São Carlos. Ele, que usou o Cidadera para reclamar, aprovou a novidade. "Como o site é coletivo e público, acaba acontecendo que outras pessoas e outros órgãos vejam e tomem alguma atitude de mobilização por parte da Prefeitura. Tenho 63 anos e a lesão podia ter sido mais grave. Temos que nos concientizar que o site é um instrumento que auxilia a Prefeitura. A ideia é resolver os problemas”, declarou.

Como usar
Para manter contato com as reclamações e com os reclamantes, as prefeituras devem se cadastrar no site. Com isso, as administrações públicas municipais têm acesso ao mapa de informações que pode ser filtrado de acordo com as necessidades da administração municipal para agilizar o processo de melhoria.
A Prefeitura de de São Carlos, por exemplo, reconheceu que a tecnologia pode colaborar com melhorias da cidade.

"Prestamos muito atenção nos sites, nos aplicativos e em todas as plataformas para ver como o cidadão se manifesta. Todas as vezes que se exerce a cidadania estamos melhorando a cidade. Nós tentamos equilibrar a reclamação com o limite que o Poder Público tem pra atender essa demanda” concluiu o Secretário de Comunicação de São Carlos, Moisés rocha.

Aplicativo
Em 2013, estudantes de ambas universidades criaram um aplicativo que leva o mesmo nome do site. A ferramenta para mapear os problemas urbanos funciona em smartphones, com sistema iOS e Android,


G1



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