Descalvado, 13 de Novembro de 2018 Busca:   
Geral

Tendências para auto centers e oficinas

29/01/2015

No final do ano passado, o Sebrae-SP, em uma iniciativa inédita em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara, levou um grupo de empresários e líderes de oficinas mecânicas e auto centers até Las Vegas, nos Estados Unidos. Lá, eles participaram dos maiores eventos do setor de reparação e serviços automotivos do mundo: o Automotive Aftermarket Products Expo (AAPEX) e o Sema Show.

Além de ampliar a capacidade de gestão empresarial, aumentar seus conhecimentos do mercado e aprofundar a visão do negócio, os empresários tomaram contato com técnicas e conceitos de negócios inovadores.

Uma das principais tendências observadas foi referente ao atendimento e visual merchandising, que são conceitos bem fortes por lá. Diferente da realidade brasileira, os americanos investem maciçamente no autosserviço, deixando uma infinidade de produtos à disposição do cliente. O treinamento dos atendentes foi outra coisa que também chamou a atenção: como dificilmente perdem vendas, são proativos e não raro refazem e oferecem novos orçamentos para conquistar os indecisos.

Quem atende precisa estar bem treinado, não pode agir de maneira mecânica, apenas repetindo procedimentos. Lembre-se: o cliente quer se sentir único. Educação, simpatia, cordialidade, boa vontade e conhecimento daquilo que é oferecido são pontos fundamentais.

Montar seu negócio com o visual mais convidativo também ajuda a aumentar as vendas. Estudo do Sebrae-SP mostra que a loja organizada e com visual bem cuidado aumenta as vendas entre 12% e 40%. Para quem pensa que dar uma repaginada no estabelecimento requer grandes gastos, aí vai a boa notícia: com menos de R$ 1 mil é possível fazer mudanças; em alguns casos, nem há custo, basta uma rearrumação no local.

Atendimento de excelência, oficinas e auto centers bem apresentados são mais do que uma obrigação: são bons negócios, e podem representar um diferencial. Ótimos exemplos merecem ser copiados. O empreendedor de sucesso é, antes de tudo, alguém com iniciativa. É um líder que vai atrás de soluções e está sempre atento ao mercado.

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP




Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados