Pirassununga tem epidemia de dengue e suspende aulas de 6 mil

Pirassununga tem epidemia de dengue e suspende aulas de 6 mil

Webmaster 08/02/2015 - 20:12
Segundo Prefeitura, cidade está com 322 casos confirmados da doença.
Alunos da rede municipal ficarão sem aula por dois dias para nebulização.



Cerca de 6 mil alunos de 34 escolas municipais de Pirassununga (SP) não terão aula na segunda-feira (9) e terça-feira (10) por conta da epidemia de dengue que foi decretada na sexta-feira (6) pela Prefeitura. Com 322 casos confirmados da doença, a Secretaria de Educação suspendeu o início das atividades para realizar nebulização nos colégios.

Os trabalhos nas escolas começaram neste sábado (7). "Neste momento estamos fazendo o trabalho de nebulização nas escolas a intensificação a educação para evitar que ocorra uma transmissão ainda maior nesses locais que são considerados imóveis especiais, onde tem uma grande circulação de pessoas. As ações acontecerão independente de ser escola pública ou privada", disse a coordenadora de controle de vetores Edilene Furlan Franco.

Os registros são de junho de 2014 a janeiro deste ano. "Este ano o Ministério da Saúde determinou que os casos sejam contabilizados de junho do ano passado a junho deste ano. Nossos casos confirmados conta com 38 do ano passado. Assim a Prefeitura abrirá os postos aos sábados para atender a população e tentar desafogar o Pronto-Socorro Municipal", comentou Edilene.

Além dos casos confirmados, há 422 pessoas esperando os resultados de exames, que se forem positivos o município passa a contar com 744 pessoas contaminadas.

A Prefeitura intensificou as ações de combate e prevenção da doença e aumentou as visitas às casas para combater possíveis criadouros. Também foi decidida a extensão do horário de atendimento das unidades de saúde. O bairro mais atingido é o Vila São Pedro, que concentra cerca de 50% dos casos. Há também alto índice os bairros, Vila Brasil, Vila Brás e Vila Santa Fé.

Com os primeiros sintomas da doença, a auxiliar de cozinha Maria José dos Santos correu para o posto. “Do de cabeça, dor nos olhos, febre alta e dor no corpo inteiro. No meu bairro tem muitos casos de pessoas com dengue”, contou.

Registros
A cidade enfrenta a segunda epidemia de pessoas atingidas com a dengue. A primeira aconteceu em 2010, quando foram registrados 810 e uma morte por dengue hemorrágica.

No ano de 2011 foram registrados 304 casos, em 2012 o número caiu para 7, já no ano de 2013 subiu para 248. Diante a situação, a administração pode contratar emergencialmente trabalhadores para o setor, sem necessidade de passar por licitação ou concurso público.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário